31 jul 2018

Soluções sustentáveis contra a seca e degradação de pastagens

Os pecuaristas José Paulo Matias, da Fazenda Canaã, e Antônia Luiza de Oliveira, da Fazenda Tamboril, tinham prejuízos com a mortandade de animais temporada após temporada de seca e achavam que a solução era se acostumar com o fato como um ônus de produzir no cerrado – até o dia em que foram convidados a participar do Projeto ABC Cerrado, criado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e desenvolvido no Estado pelo SENAR MINAS.

Os dois produtores de Arinos (MG) receberam assistência técnica para recuperação das pastagens, o que impactou em toda a produção das fazendas. Atualmente, depois de quase dois anos de trabalho, ambos comemoram: reverteram a morte de animais na seca, têm a pastagem formada e ainda conseguiram produzir silagem suficiente para aguentar o período de estiagem, e até vender o excedente. E tudo dentro do enfoque da produção sustentável e a um custo menor do que alugar pastagens e lidar com a perda de gado.

Satisfação

Segundo o técnico Marcílio Alisson Fonseca de Almeida, profissional do projeto que trabalhou com os dois produtores, o objetivo do ABC Cerrado é trabalhar estratégias para a seca que não onerem o produtor. A expectativa é o produtor começar pela recuperação da pastagem degradada e “caminhar” pelas outras três tecnologias oferecidas: plantio direto – para proteger a área; integração lavoura-pecuária-floresta – para otimizar a produção; e florestas plantadas – para fechar o ciclo tecnológico.

Os números do projeto em Minas são animadores e as perspectivas, promissoras. Segundo Caio Sérgio Oliveira, analista técnico do SENAR MINAS e coordenador do projeto no Estado, quando os trabalhos começaram, mais de 90% dos produtores participantes tinham alguma situação de degradação em suas pastagens. Hoje, o cenário está gradativamente se revertendo, com um feedback de muita satisfação dos produtores. Até agora, foram formadas 65 turmas de capacitação técnica e mais de 700 produtores treinados.

Foco na sustentabilidade

O ABC Cerrado, assim como outros projetos de assistência técnica do SENAR MINAS, são baseados em cinco pilares: técnico, gestão, ambiental, profissional e de sucessão familiar. Neste contexto, o projeto está trabalhando em 293 propriedades que desenvolvem a atividade da pecuária de leite e corte, promovendo o levantamento de dados e informações sobre a sustentabilidade das propriedades. “Nesta etapa do projeto estamos trabalhando a questão ambiental das propriedades assistidas. Os técnicos de campo foram treinados e capacitados para fazerem um diagnóstico completo, levantando informações para determinar o índice de sustentabilidade de cada propriedade e promover ações de melhoria contínua para alcançar uma produção mais rentável e sustentável”, esclarece Caio Oliveira.

Projeto ABC Cerrado traduzido em números:

·         Turmas formadas para capacitação: 65

·         Produtores capacitados: 715

·         Tecnologia mais demandada: Recuperação de Pastagens Degradadas

·         Dias de Campo: 11 eventos

·         Produtores presentes nos Dias de Campo: 1.202

·         Média de hectares recuperados por propriedade assistida: 47 hectares

·         Investimento médio feito pelo produtor: R$ 1.127,00 / ha

·         Aproximadamente 15.000 hectares recuperados pelo projeto em Minas

·         70 a 75% dos produtores assistidos adotam práticas de conservação de solo e água

·         88,3% dos produtores assistidos tiveram evolução significativa na atividade desenvolvida na propriedade

Outros indicadores gerais do projeto: Aumento no índice reprodutivo dos rebanhos, aumento na quantidade de leite produzido, aumento da rentabilidade do produtor, mudança da tecnologia empregada na propriedade.

Assessoria de Comunicação Sistema Faemg

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *