31 out 2018

Banco Mundial destaca resultados positivos do ABC Cerrado

Brasília (31/10/2018) – O Projeto ABC Cerrado transformou a vida de produtores rurais e promoveu a recuperação dos solos e a proteção dos mananciais, afirmaram os especialistas do Banco Mundial, durante missão do Projeto ABC Cerrado nesta terça (30), em Brasília.

A iniciativa é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com recursos do Fundo de Investimentos em Florestas (FIP), para disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono dentro das propriedades rurais. Na missão, o Senar apresentou os resultados do projeto até agora.

“O Banco considera como pontos mais importantes o tamanho da transformação do projeto na vida das pessoas com o uso das tecnologias ABC, o impacto que trouxe e o quanto a vida delas melhorou”, destacou Márcio Cerqueira Batitucci, especialista sênior em meio ambiente do Banco [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

31 jul 2018

Soluções sustentáveis contra a seca e degradação de pastagens

Os pecuaristas José Paulo Matias, da Fazenda Canaã, e Antônia Luiza de Oliveira, da Fazenda Tamboril, tinham prejuízos com a mortandade de animais temporada após temporada de seca e achavam que a solução era se acostumar com o fato como um ônus de produzir no cerrado – até o dia em que foram convidados a participar do Projeto ABC Cerrado, criado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e desenvolvido no Estado pelo SENAR MINAS.

Os dois produtores de Arinos (MG) receberam assistência técnica para recuperação das pastagens, o que impactou em toda a produção das fazendas. Atualmente, depois de quase dois anos de trabalho, ambos comemoram: reverteram a morte de animais na seca, têm a pastagem formada e ainda conseguiram produzir silagem suficiente para aguentar o período de estiagem, e até [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

24 jul 2018

Área rural dedicada à vegetação nativa atinge 218 milhões de hectares

 

 

Os dados de novas inserções de imóveis ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), ao longo de um ano, revelaram que a participação do setor rural brasileiro na preservação ambiental é maior do que o estimado na primeira análise. Em fevereiro deste ano, agricultores, pecuaristas, silvicultores e extrativistas destinavam à preservação da vegetação nativa mais de 218 milhões de hectares, o equivalente a um quarto do território nacional (25,6%).

Os números foram coletados pela Embrapa Territorial(SP), a partir das informações mantidas no SiCAR pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Em média, é como se cada produtor rural utilizasse apenas metade de suas terras. A outra metade é ocupada com áreas de preservação permanente (às margens de corpos d’água e topos de morros), reserva legal e vegetação excedente. O centro de pesquisa estimou [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

05 jul 2018

Dia de Campo em Bacabal propaga tecnologias de produção sustentável

A Fazenda Canaã, em Bacabal, foi palco do I Dia de Campo do projeto ABC Cerrado de 2018. A exemplo do ano passado (2017), os produtores rurais Walter e Wanderléa Lima receberam centenas de produtores rurais do município e de toda a região Mearim.

Os produtores, secretários municipais de Agricultura, técnicos e convidados participaram das estações que trataram das tecnologias: ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), ministrada pelo técnico da Embrapa Cocais, José dos Santos Benício e Manejo de Pastagem – que teve à frente o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Antônio Cutrim Júnior e o pesquisador da Embrapa Cocais, Joaquim Bezerra Costa.

Do Senar, participaram o superintendente Luiz Figueiredo e o presidente licenciado Raimundo Coelho, além da Medica Veterinária e coordenadora do projeto ABC Cerrado no Maranhão, Aline Saldanha que esteve à frente dos trabalhos junto aos técnicos [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

18 abr 2018

Dia de campo ABC Cerrado em Brasília de Minas supera expectativas

O Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília de Minas e o Senar Minas realizaram um Dia de Campo para apresentar e divulgar o resultado do trabalho desenvolvido dentro do Projeto ABC Cerrado no norte do estado. O evento foi realizado na Fazenda Buritizinho e contou com a participação de 125 produtores, sendo 24 deles assistidos pelo programa.

O coordenador do ABC Cerrado em Minas Gerais, Caio Sérgio Oliveira, apresentou aos produtores as diretrizes e tecnologias adotadas pelo programa e sua importância para uma produção sustentável.  Já o instrutor Eugênio José Silveira falou sobre os sistemas de produção adotados de Recuperação de Pastagens Degradadas e Integração Lavoura Pecuária.

O técnico de campo Wender Guedes Borges apresentou os resultados conquistados na fazenda Buritizinho, onde foram adotadas tecnologias de Integração Lavoura Pecuária (ILP), que além de produzir [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn