31 jul 2018

Soluções sustentáveis contra a seca e degradação de pastagens

Os pecuaristas José Paulo Matias, da Fazenda Canaã, e Antônia Luiza de Oliveira, da Fazenda Tamboril, tinham prejuízos com a mortandade de animais temporada após temporada de seca e achavam que a solução era se acostumar com o fato como um ônus de produzir no cerrado – até o dia em que foram convidados a participar do Projeto ABC Cerrado, criado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e desenvolvido no Estado pelo SENAR MINAS.

Os dois produtores de Arinos (MG) receberam assistência técnica para recuperação das pastagens, o que impactou em toda a produção das fazendas. Atualmente, depois de quase dois anos de trabalho, ambos comemoram: reverteram a morte de animais na seca, têm a pastagem formada e ainda conseguiram produzir silagem suficiente para aguentar o período de estiagem, e até [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

24 jul 2018

Área rural dedicada à vegetação nativa atinge 218 milhões de hectares

 

 

Os dados de novas inserções de imóveis ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), ao longo de um ano, revelaram que a participação do setor rural brasileiro na preservação ambiental é maior do que o estimado na primeira análise. Em fevereiro deste ano, agricultores, pecuaristas, silvicultores e extrativistas destinavam à preservação da vegetação nativa mais de 218 milhões de hectares, o equivalente a um quarto do território nacional (25,6%).

Os números foram coletados pela Embrapa Territorial(SP), a partir das informações mantidas no SiCAR pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Em média, é como se cada produtor rural utilizasse apenas metade de suas terras. A outra metade é ocupada com áreas de preservação permanente (às margens de corpos d’água e topos de morros), reserva legal e vegetação excedente. O centro de pesquisa estimou [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

05 jul 2018

Dia de Campo em Bacabal propaga tecnologias de produção sustentável

A Fazenda Canaã, em Bacabal, foi palco do I Dia de Campo do projeto ABC Cerrado de 2018. A exemplo do ano passado (2017), os produtores rurais Walter e Wanderléa Lima receberam centenas de produtores rurais do município e de toda a região Mearim.

Os produtores, secretários municipais de Agricultura, técnicos e convidados participaram das estações que trataram das tecnologias: ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), ministrada pelo técnico da Embrapa Cocais, José dos Santos Benício e Manejo de Pastagem – que teve à frente o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Antônio Cutrim Júnior e o pesquisador da Embrapa Cocais, Joaquim Bezerra Costa.

Do Senar, participaram o superintendente Luiz Figueiredo e o presidente licenciado Raimundo Coelho, além da Medica Veterinária e coordenadora do projeto ABC Cerrado no Maranhão, Aline Saldanha que esteve à frente dos trabalhos junto aos técnicos [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

18 abr 2018

Dia de campo ABC Cerrado em Brasília de Minas supera expectativas

O Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília de Minas e o Senar Minas realizaram um Dia de Campo para apresentar e divulgar o resultado do trabalho desenvolvido dentro do Projeto ABC Cerrado no norte do estado. O evento foi realizado na Fazenda Buritizinho e contou com a participação de 125 produtores, sendo 24 deles assistidos pelo programa.

O coordenador do ABC Cerrado em Minas Gerais, Caio Sérgio Oliveira, apresentou aos produtores as diretrizes e tecnologias adotadas pelo programa e sua importância para uma produção sustentável.  Já o instrutor Eugênio José Silveira falou sobre os sistemas de produção adotados de Recuperação de Pastagens Degradadas e Integração Lavoura Pecuária.

O técnico de campo Wender Guedes Borges apresentou os resultados conquistados na fazenda Buritizinho, onde foram adotadas tecnologias de Integração Lavoura Pecuária (ILP), que além de produzir [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

07 mar 2018

Dinapec 2018: Senar/MS promove oficinas de agricultura de precisão e Dia de Campo

Como o próprio nome diz, a Dinapec – Dinâmicas Agropecuárias, iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Embrapa Gado de Corte, traz na programação opções de interação entre os participantes. Oficinas que abordam a agricultura de precisão, roteiros tecnológicos e Dia de Campo são algumas das ações gratuitas que acontecerão nos dias 07, 08 e 09 de março.

Oficinas

Uma das oficinas oferecidas é a de ‘Utilização de Drones’. Os participantes conhecerão os modelos no mercado, as possibilidades de aplicação no campo, legislação, boas práticas e principais aplicação desta ferramenta no agronegócio.

Na programação também tem a oficina ‘Sistema de Agricultura de Precisão’. Nesta, será apresentado os principais sistemas tecnológicos, entre eles o GPS, componentes e outras inovações pertinentes da área.

Outra oficina é ‘Gestão da Propriedade Leiteira’. Nesta será ensinado a importância da gestão dentro da [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn