20 set 2017

Sistema ILPF alcança produção de 40,6@/ha/ano

Por Portal DBO*

Número obtido pela Embrapa Agrossilvipastoril é quase 7 vezes maior do que a média nacional e 30% melhor do que os outros sistemas avaliados

Quão eficiente pode ser a produção em um sistema com integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF)? Uma pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT) em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) conseguiu alcançar uma média de produtividade quase sete vezes maior do que a nacional com bovinos Nelore. O sistema com lavoura de soja e consórcio milho-braquiária por dois anos, seguida por dois anos de pastagem com Brachiaria brizantha cv. Marandu, com linhas simples de eucalipto a cada 37 metros, resultou em 40,6 arrobas por hectare no ano. No ciclo passado, o mesmo sistema registrou 32@/ha/ano.

Além do ILPF, o [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

20 set 2017

Site ajuda agricultor na escolha de árvores nativas da Mata Atlântica

Por Embrapa Agrobiologia*

Uma ferramenta que auxilia o agricultor a escolher árvores nativas para inserção em sua propriedade, de acordo com sua condição de relevo e solo. Esse é o Sistema de suporte à inserção de árvores na agricultura da Mata Atlântica. Resultado de 12 anos de estudos em fragmentos florestais, em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, o site alia o conhecimento científico dos pesquisadores ao tradicional dos agricultores locais. “Existe uma mística de que agricultores não gostam de árvores ou que não sabem conviver com espécies arbóreas, e isso não é verdade. Precisamos efetivamente acreditar no apego que eles têm às espécies arbóreas como também no conhecimento que eles possuem”, explica a idealizadora do site, Mariella Uzeda, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia (RJ).

A intenção é que o produtor consiga aliar o plantio de [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

18 set 2017

Observatório ABC lança estudos sobre custos econômicos e situação da Agricultura de Baixo Carbono no Brasil

No próximo dia 27, às 9h30, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Observatório ABC lançará dois estudos que analisam a estratégia brasileira para a Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Trata-se dos estudos “Impactos Econômicos e Ambientais do Plano ABC”, primeiro trabalho a mensurar os custos econômicos e os benefícios ambientais para a implantação do Plano ABC, e “Análise dos Recursos do Programa ABC”, uma atualização da contratação pelos produtores rurais desta linha de crédito para agricultura de baixo carbono no ano-safra 2016/17. Estes estudos oferecem contribuições para o Brasil potencializar suas metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do setor agrícola.

O estudo “Impactos Econômicos e Ambientais do Plano ABC” desenvolveu um modelo econômico-ambiental capaz de simular os efeitos da implementação das metas do Plano ABC até 2020 para recuperar 15 [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

14 set 2017

Evento discute sobre oportunidade de negócios por meio da produção de florestas plantadas

Por SENAR/MT*

Com o tema “Mercado e Novos Negócios Florestais”, a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e o Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) promovem na próxima sexta-feira (15/08), o Florestar 2017, em Cuiabá. O evento vai contar com a participação de especialistas, que durante as palestras vão discutir sobre como as florestas plantadas podem criar novas oportunidades e alavancar negócios em Mato Grosso.

A primeira palestra do evento acontece a partir das 8h30. Com o tema “Cenários e Perspectivas da Economia Brasileira”, a palestra será ministrada pela jornalista especializa em economia, Salette Lemos. Formada pela Fundação Cásper Libero, com especialização em economia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é palestrante, documentarista na BBC e analista econômica da Redetv.

Em seguida acontece o painel de abertura com debate sobre “Perspectivas econômicas [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

13 set 2017

Produtores investem na conservação e preservação do solo em Mato Grosso

Por SENAR-MT*

Conservação e preservação do solo é um assunto que preocupa os produtores rurais de uma forma geral. Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura que tem como objetivo conservar e preservar o solo. Alguns utilizam o plantio direto, outros a rotação de culturas e tem aqueles que investem outras técnicas como o terraceamento. É preciso conhecer as diferentes formas de conservação do solo propiciadas por cada uma dessas técnicas de cultivo.

O sistema de plantio direto, como o próprio nome sugere, baseia-se em realizar o cultivo diretamente sobre o solo, aproveitando os restos orgânicos da colheita anterior. Já no sistema de rotação de culturas ocorre uma alternância entre os tipos de produtos a serem cultivados. Tal alternância não pode ser realizada aleatoriamente, os produtos a serem cultivados devem [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn