27 jun 2017

Dia de Campo do ABC Cerrado em Montes Claros apresenta resultados do sistema iLPF

Por SENAR Minas*

O campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, em Montes Claros, recebeu o Primeiro Ciclo de Palestras e Dia de Campo ILPF – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta dia 23 de junho. O evento, coordenado pela professora Leidvan Almeida Frazão e pelo professor Thiago Gomes dos Santos, teve como objetivo apresentar ações e resultados sobre os sistemas, visando o aumento da capacidade produtiva das propriedades rurais no Norte de Minas.

Na abertura, o instrutor Eugênio Silveira apresentou o Projeto ABC Cerrado e proferiu palestra sobre a Mecanização em Sistemas de ILPF. Também foram proferidas palestras sobre a Viabilidade Econômica dos Sistemas ILPF da Rede de Fomento e sobre Produção Animal nesse sistema, pelo produtor Leonardo Resende, da Fazenda Triqueda, onde o ILPF é utilizado há vários anos com excelentes resultados.

Também foram apresentadas no Dia de Campo cinco estações, sendo: Sistemas Integrados de Produção, Produção Animal em Sistemas de ILPF, Mecanização em Sistemas de ILPF, Recuperação de Pastagens e Tratamento de Madeira. Vários produtores, que estão participando do Projeto ABC Cerrado, que em Minas é coordenado pelo Senar Minas, também estiveram presentes, a fim de conhecer os benefícios gerados e já reconhecidos por autoridades da área e produtores de outras regiões.

Rogério Cardoso Gomes e Emanuel Barbosa, com propriedades nos municípios de São João do Pacuí e Coração de Jesus, respectivamente, participaram do ciclo de palestras e do dia de campo com o objetivo de adquirir mais conhecimentos, informações e orientações sobre os sistemas. Eles afirmam que aprenderam no ABC Cerrado que o uso de técnicas é primordial para o sucesso de qualquer produção. Rogério conta ter descoberto que quase todo o trabalho que executava na produção em sua fazenda era feito de forma errada.

Público participante

Dentre os participantes estiveram presentes os coordenadores nacionais do Projeto ABC Cerrado, Mateus Moraes e Rafael Costa, de Brasília (DF), o coordenador estadual Caio Sérgio Oliveira, do SENAR Minas, os instrutores mobilizadores e técnicos mineiros Eugênio Silveira, João Renato Lopes, Ricardo Tuller, Edvaldo Barbosa, Wender Guedes e outros técnicos da região de Diamantina. Participaram ainda pesquisadores, produtores rurais, estudantes graduandos e pós-graduandos, acadêmicos da universidade, extensionistas e profissionais da área de agropecuária que atuam na região.

Visitas técnicas

Os coordenadores do ABC Cerrado e o gerente regional do SENAR em Montes Claros, Dirceu Martins, visitaram no Norte de Minas propriedades nos municípios de Brasília de Minas, Japonvar, Patis e São João da Ponte, onde estão implantando o sistema de Recuperação de Pastagens Degradadas.

Para os coordenadores, estas visitas técnicas de monitoramento são muito importantes, principalmente para avaliar as dificuldades que os produtores estão tendo na execução do trabalho, pois o projeto visa mudar a rotina da propriedade mostrando ao produtor que ele pode melhorar a sua produtividade através do tratamento e recuperação do solo e produção de água.

Segundo Caio Oliveira, os produtores visitados disseram estar satisfeitos e afirmaram que as condições de produção de suas propriedades melhoraram com o projeto. Em relação ao dia de campo, Caio se disse satisfeito com a grande participação dos produtores assistidos pelo ABC Cerrado e que as informações foram muito produtivas para os participantes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *