• Imagem

    ABC Cerrado

    Numa ação conjunta com o Ministério da Agricultura e Embrapa, o SENAR desenvolve o Projeto ABC Cerrado. A iniciativa, que conta com US$ 10,6 milhões do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês), do Banco Mundial – dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza produtor e produtora rural para que invistam na sua propriedade para obter retorno econômico, preservando o meio ambiente.

  • Imagem

    Agricultura de Precisão

    A Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que cresce no País na medida que as informações sobre conceitos, técnicas e vantagens chegam ao produtor rural. As tecnologias de AP detectam, monitoram e orientam homens e mulheres do campo na gestão da propriedade, para melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda. 

  • Imagem

    CNA Jovem

    JOVENS LIDERANDO O AGRO O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil. Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, o programa vai preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a maior exportador mundial de alimentos.

  • Imagem

    Inclusão Digital Rural

    O programa Inclusão Digital Rural abre oportunidades de crescimento a homens e mulheres do campo, com capacitações sobre o uso adequado e eficiente das novas tecnologias, do computador e da internet. Com duração de 16 horas, os cursos de inclusão digital ensinam noções básicas de informática, como criar um e-mail e como navegar no site do Sistema CNA/SENAR, o Canal do Produtor, que traz, todos os dias, informações importantes para quem trabalha na área rural.

  • Imagem

    Mulheres em Campo

    Competência, capacidade de superação, de fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Essas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem, cada vez mais, novos espaços, no campo e na cidade. Com foco e dedicação elas superam desafios para aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Mas no meio rural, ainda precisam de acesso ao conhecimento para contribuir mais com o  sucesso das propriedades. 

  • Imagem

    Negócio Certo Rural

    O programa NEGÓCIO CERTO RURAL, é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural. O programa tem 46 horas, sendo 2 horas de consultoria na sala de aula e 4 horas de consultoria na propriedade (de forma individual). O Negócio Certo Rural também é oferecido na modalidade à distância, no portal EaD-SENAR.  

  • Imagem

    PRADAM

    Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia   Primeira parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM), dissemina práticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) na região amazônica.

  • Imagem

    Programa Cidadania Rural

    O Programa, inicialmente denominado “Projeto Cidadania Rural”, foi criado em 1999 pelo SENAR, em parceria com a Coordenação de Informações Institucionais do INSS, para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres, com foco na legislação previdenciária e tributária.

  • Imagem

    Programa de Saúde Preventiva

    Promoção Social do SENAR reúne um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.

  • Imagem

    Programa Empreendedor Rural

    O EMPREENDEDOR RURAL aborda e trabalha a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. Estimula o debate e a formação de lideranças. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas.

  • Imagem

    Programa Especial Proteção de Nascentes

      O Brasil tem  centenas de milhares de nascentes. Elas estão por toda parte. A água que brota de lençóis subterrâneos em nascentes pode garantir água  de qualidade e suficiente para atender as necessidades do campo,  da cidade e da rica biodiversidade brasileira.  Mas elas precisam de cuidados.

  • Imagem

    Pronatec do SENAR

    Hoje o campo brasileiro oferece uma grande variedade de carreiras profissionais. Os jovens e suas famílias não precisam mais trocar a área rural pela cidade para ter sucesso profissional. A satisfação profissional e pessoal pode estar na propriedade da família.

  • Imagem

    Sertão Empreendedor

    Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido Superar as dificuldades impostas pela falta de chuvas e produzir em meio à seca são os maiores desafios para quem vive no semiárido brasileiro. O sertanejo, mesmo sendo um forte, como afirmou Euclides da Cunha,  está cansado de esperar. Precisa de alternativas, de acesso a tecnologias que permitem conviver com o clima e trabalhar em diversas atividades. E isso é possível porque o semiárido brasileiro, apesar de todas as adversidades, é o que registra o maior volume de chuva em relação a outras regiões semelhantes do planeta.

  • Imagem

    Sindicato Forte

    O Sistema CNA/SENAR criou o programa SINDICATO FORTE para melhorar o atendimento  prestado aos produtores rurais, verdadeiros clientes dos sindicatos e estimular as boas práticas sindicais.   Os sindicatos associados ao programa Sindicato Forte têm acesso a informações detalhadas que podem ajudá-los a solucionar as dúvidas mais freqüentes dos produtores rurais. O Programa Sindicato Forte disponibiliza, também, guias exclusivos sobre os temas mais relevantes para o setor.

  • Imagem

    Trabalho Decente

    O Sistema CNA, formado pela CNA, SENAR e ICNA atua de forma organizada na modernização e na melhoria da qualidade do trabalho e da vida no campo. Trabalha em sintonia com os eixos centrais da Agenda do Trabalho Decente estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho, OIT. Para isso, desenvolveu o Programa Trabalho Decente, que é composto de 3 vertentes: 1- Mãos Que Trabalham 2- Educação Postural no Campo 3- EPI- Trabalhador Protegido 1- PROGRAMA MÃOS QUE TRABALHAM