• Imagem

    ABC Cerrado

    Numa ação conjunta com o Ministério da Agricultura e Embrapa, o SENAR desenvolve o Projeto ABC Cerrado. A iniciativa, que conta com US$ 10,6 milhões do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês), do Banco Mundial – dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza produtor e produtora rural para que invistam na sua propriedade para obter retorno econômico, preservando o meio ambiente.

  • Imagem

    Agricultura de Precisão

    A Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que cresce no País na medida que as informações sobre conceitos, técnicas e vantagens chegam ao produtor rural.

    As tecnologias de AP detectam, monitoram e orientam homens e mulheres do campo na gestão da propriedade, para melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda. 

  • Imagem

    CNA Jovem

    JOVENS LIDERANDO O AGRO

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil.

    Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, o programa vai preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a maior exportador mundial de alimentos.

  • Imagem

    Com Licença Vou à Luta

    O programa COM LICENÇA VOU À LUTA foi desenvolvido pelo SENAR especialmente para as mulheres do campo.

    Com noções de gestão e com conteúdos específicos de desenvolvimento humano, o Programa ajuda às mulheres a melhorar a administração da propriedade, seja como chefe de família ou auxiliando o marido e transformando a participação feminina em fator decisivo para o sucesso da empresa rural.

    O programa é oferecido no formato presencial, com 40 horas, dividido em 5 módulos sequenciais e dependentes:

  • Imagem

    Inclusão Digital Rural

    O programa Inclusão Digital Rural abre oportunidades de crescimento a homens e mulheres do campo, com capacitações sobre o uso adequado e eficiente das novas tecnologias, do computador e da internet. Com duração de 16 horas, os cursos de inclusão digital ensinam noções básicas de informática, como criar um e-mail e como navegar no site do Sistema CNA/SENAR, o Canal do Produtor, que traz, todos os dias, informações importantes para quem trabalha na área rural.

  • Imagem

    Mãos que Trabalham

    O Sistema CNA/SENAR e ICNA atua de forma organizada na modernização e na melhoria da qualidade do trabalho e da vida no campo. Trabalha em sintonia com os eixos centrais da Agenda do Trabalho Decente estabelecida pela Organização  Internacional do Trabalho, OIT. 

    Criado em 2009, capacita produtores rurais para que cumpram rigorosamente a legislação trabalhista. Leva informações sobre as exigências da “Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração e Aquicultura (NR-31)”, especificamente, quanto a 252 itens selecionados.

  • Imagem

    Negócio Certo Rural

    O programa NEGÓCIO CERTO RURAL, é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural.

    O programa tem 46 horas, sendo 2 horas de consultoria na sala de aula e 4 horas de consultoria na propriedade (de forma individual).

    O Negócio Certo Rural também é oferecido na modalidade à distância, no portal EaD-SENAR.

     

  • Imagem

    PRADAM

    Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia

     

    Primeira parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM), dissemina práticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) na região amazônica.

  • Imagem

    Programa de Desenvolvimento da Suinocultura

    QUALIFICAÇÃO EM SUINOCULTURA

    O Sistema CNA/SENAR em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) desenvolveu o Programa de Qualificação em Suinocultura, para capacitar produtores e trabalhadores das granjas suínas do Brasil e, assim, garantir uma carne com mais qualidade da carne e aumentar o consumo. 

  • Imagem

    Programa Empreendedor Rural

    O EMPREENDEDOR RURAL aborda e trabalha a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. Estimula o debate e a formação de lideranças. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas.

  • Imagem

    Programa Produção de Leite de Qualidade

    O que é Leite Legal?

    O Leite Legal é uma campanha publicitária realizada pelo Sistema CNA, em parceria com o SEBRAE, que tem como objetivo divulgar as exigências legais estabelecidas pela IN 62 (Instrução Normativa 62, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a produção de leite de qualidade criando possibilidades, por meio de ações educativas e de divulgação para que os pequenos produtores produzam leite de qualidade, atendendo aos padrões exigidos pela legislação, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

  • Imagem

    Programa Útero é Vida

    O Útero é Vida é o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero realizado pelo SENAR em parceria com instituições e secretaria de saúde e  educação dos municípios. Seu objetivo é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.

  • Imagem

    Pronatec do SENAR

    Hoje o campo brasileiro oferece uma grande variedade de carreiras profissionais. Os jovens e suas famílias não precisam mais trocar a área rural pela cidade para ter sucesso profissional. A satisfação profissional e pessoal pode estar na propriedade da família.

  • Imagem

    Sertão Empreendedor

    Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido
    Superar as dificuldades impostas pela falta de chuvas e produzir em meio à seca são os maiores desafios para quem vive no semiárido brasileiro. O sertanejo, mesmo sendo um forte, como afirmou Euclides da Cunha,  está cansado de esperar. Precisa de alternativas, de acesso a tecnologias que permitem conviver com o clima e trabalhar em diversas atividades. E isso é possível porque o semiárido brasileiro, apesar de todas as adversidades, é o que registra o maior volume de chuva em relação a outras regiões semelhantes do planeta.

  • Imagem

    Sindicato Forte

    O Sistema CNA/SENAR criou o programa SINDICATO FORTE para melhorar o atendimento  prestado aos produtores rurais, verdadeiros clientes dos sindicatos e estimular as boas práticas sindicais.  
    Os sindicatos associados ao programa Sindicato Forte têm acesso a informações detalhadas que podem ajudá-los a solucionar as dúvidas mais freqüentes dos produtores rurais. O Programa Sindicato Forte disponibiliza, também, guias exclusivos sobre os temas mais relevantes para o setor.

  • Imagem

    Trabalho Decente

    O Sistema CNA, formado pela CNA, SENAR e ICNA atua de forma organizada na modernização e na melhoria da qualidade do trabalho e da vida no campo. Trabalha em sintonia com os eixos centrais da Agenda do Trabalho Decente estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho, OIT. Para isso, desenvolveu o Programa Trabalho Decente, que é composto de 3 vertentes:

    1- Mãos Que Trabalham
    2- Educação Postural no Campo
    3- EPI- Trabalhador Protegido

    1- PROGRAMA MÃOS QUE TRABALHAM