Programa Produção de Leite de Qualidade

Imagem

O que é Leite Legal?

O Leite Legal é um programa do sistema CNA/SENAR, em parceria com o SEBRAE, que pretende criar possibilidades, por meio de ações de formação profissional rural, para que os pequenos e médios produtores produzam leite de qualidade, atendendo aos padrões exigidos pela legislação, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Parceria SENAR/SEBRAE

O SENAR firmou o convênio com o SEBRAE referente ao programa de melhoria da qualidade do leite, visando oferecer a um maior número de produtores condições para que consigam produzir leite de qualidade. Está prevista a capacitação de 81 mil produtores em dois anos. O treinamento pressupõe o acompanhamento individual para verificação do aprendizado das boas práticas da produção do leite.

A capacitação teórica/prática será de 16 horas e contemplará temas, como: fisiologia da glândula mamária; manejo de ordenha, higiene, controle de mastite e qualidade da água.

Cursos SENAR

Além do treinamento oferecido no Programa Leite Legal, o SENAR oferece vários treinamentos na área da bovinocultura de leite – cursos em ordenha manual, ordenha mecânica, qualidade do leite, manejo de pastagens, sanidade, aplicação de vacinas e medicamentos, inseminação artificial e outros, a depender da demanda local. O calendário dos treinamentos varia de acordo com cada administração regional, pois cada uma tem um planejamento diferente. Todos os treinamentos são planejados e organizados de acordo com uma demanda local/regional ou estadual, pela administração regional, em parceria com sindicatos rurais, associações, cooperativas e outros parceiros locais.

Como participar

Os treinamentos do SENAR são, na maioria das vezes, oferecidos em parceria com os sindicatos patronais rurais. Os produtores e trabalhadores rurais interessados em participar dos treinamentos e programas do SENAR devem procurar os sindicatos rurais mais próximos da sua região e fazer sua inscrição.

Os cursos do SENAR são gratuitos e podem fazer produtores, trabalhadores rurais e suas famílias desde que atendam os pré-requisitos de idade e escolaridade que cada treinamento exige.