CNA Jovem

JOVENS LIDERANDO O AGRO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil.

Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, o programa vai preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a maior exportador mundial de alimentos.

O jovem que participa do programa terá oportunidade de participar de trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e terá acesso a lideranças de referência em nossa sociedade.

A partir de 2016, o programa CNA Jovem, que começou com edição nacional, passa a ter também etapas estaduais, ampliando seu alcance e profundidade.

CNA Jovem Etapa Estadual

Para as Federações e a Administrações Regionais do SENAR, o objetivo principal do CNA Jovem Etapa Estadual é engajar jovens locais na resolução de desafios do agro no Estado. Ao mesmo tempo, inicia-se o desenvolvimento de novos quadros de liderança conhecedores da realidade de cada segmento e microrregião.

O produto final do CNA Jovem Etapa Estadual é um plano de ação voltado para um problema ou oportunidade local.

Com isso, para a CNA, amplia-se o processo de identificação e desenvolvimento de potenciais de liderança, e cria-se uma porta de entrada para o CNA Jovem Etapa Nacional.

ESTRUTURA DA ETAPA ESTADUAL DO PROGRAMA

CNA Jovem Etapa Nacional

Os três jovens que se destacarem com maior potencial de liderança na etapa estadual serão convidados a participar da etapa nacional do CNA Jovem.

Mesmo que não patrocinem uma etapa estadual, as Federações poderão indicar representantes para participar da etapa nacional, desde que aprovados no processo seletivo específico.

A metodologia da etapa nacional do programa baseia-se num modelo inovador de liderança empreendedora. O jovem será estimulado a construir a planejar sua trajetória de liderança em uma de cinco dimensões:

  • Sindical
  • Institucional
  • Política
  • Empreendedora
  • Acadêmica

A etapa nacional se encerra com a escolha dos vencedores pelos próprios participantes, o que legitima o papel e o projeto de liderança dos escolhidos junto a seus pares.

Além disso, todos os participantes passam a integrar a Rede CNA Jovem, que já conta com os egressos da primeira edição, e através da qual são desenvolvidas campanhas, missões nacionais e internacionais, e diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Assista aqui aos vídeos dos encontros presenciais do CNA Jovem 2015-2016: