SUINOCULTURA - Projeto oferece vagas em Campo Verde (MT)

16/08/2013

Duas turmas do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) vão iniciar na próxima segunda-feira, dia 19, em Campo Verde. Realizado pelo Sindicato Rural, SENAR-MT e Acrismat, o projeto ocorre pela segunda vez em Mato Grosso.

Para se inscrever, entre em contato com o Sindicato Rural de Campo Verde através do telefone (66) 3419-2111. Serão 30 participantes no total e é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser alfabetizado.

O Sindicato de Campo Verde será o primeiro a realizar o projeto como uma qualificação, já que os participantes das duas turmas passarão por todos os seis módulos, com duração total de 104 horas. São eles: maternidade, creche, recria e terminação, fábrica de ração, manejo e produção de suínos e reprodução.

O analista do SENAR-MT e gestor do PNDS, Wlademiro Silvano Pereira Neto, informa que o objetivo é treinar a mão de obra disponível para trabalhar em granjas suinícolas. “Essa demanda de qualificação surgiu em todos os estados produtores de suínos e o Senar-MT soma-se ao projeto nacional para atender à cadeia produtiva de suínos do Brasil. Em Mato Grosso, o PNDS tem a meta de qualificar cerca de 500 pessoas até o final de 2013”, afirma Pereira Neto.

De acordo com Custódio Rodrigues, diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), as ações do projeto vieram de encontro aos anseios da associação. “É de extrema importância o SENAR-MT ter abraçado esse projeto para qualificar ainda mais os trabalhadores das granjas do Estado, principalmente porque em Mato Grosso qualificaremos até o final do ano mais do que os outros estados do país no ano passado juntos”, ressalta.

Ele informa que Mato Grosso possui cerca de 125 mil matrizes e um rebanho suíno que oscila entre 1,5 a 1,6 milhões de animais, o que coloca o Estado em 5º lugar como produtor de suínos no país. O preço de custo médio do quilo está entre R$ 2,05 a R$ 2,30.

Diamantino

O Projeto teve início em Mato Grosso no dia 10 de junho de 2013 e o primeiro município a realizar módulos do projeto foi Diamantino, onde as atividades ocorreram de junho a agosto e foram qualificados 211 colaboradores da Unidade MBL - Diamantino, da empresa Seara Alimentos S/A.

Tapurah

De 5 a 16 de agosto, os módulos de I a IV estão ocorrendo no município de Tapurah, sendo que o módulo I - Toda granja teve 16 participantes e o módulo II - Reprodução, 13 participantes.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br