Sistema CNA/SENAR participa do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio

16/10/2017
Capacitação de instrutoras do programa Mulheres em Campo do SENAR na Bahia. Capacitação de instrutoras do programa Mulheres em Campo do SENAR na Bahia.

Brasília/DF (11/10/17) - Elas querem produzir bons resultados e padrão na produção. Pensam na equipe como comunidade, porque convivem com as famílias que estão dentro da propriedade rural. São empreendedoras, agregadoras e detalhistas. Elas buscam cada vez mais capacitação e inovação.  Atuam para impulsionar a produção, a renda, a preservação ambiental e a qualidade de vida das famílias do meio rural. É assim que o Sistema CNA/SENAR enxerga as mulheres do campo e participa do 2º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, que acontece nos próximos dias 17 e 18, em São Paulo.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que é um dos patrocinadores do Congresso, terão um estande, onde vão apresentar as plataformas de educação a distância, a Faculdade CNA e as oportunidades que o comércio internacional oferece, também, para as mulheres.

“Queremos compartilhar conhecimentos, oportunidades e mostrar como o SENAR pode ser mais uma ferramenta de transformação na vida de tantas mulheres que vivem e constroem o Agro no nosso país” afirmou Andrea Barbosa, Diretora de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR.

Andrea Barbosa, Diretora de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR.

Como acontece na cidade, ainda há preconceito com as mulheres do campo, mas é uma barreira que vem sendo combatida ao longo dos anos. O SENAR tem papel importante nessa mudança, por ser uma entidade de educação com um leque de ofertas educativas de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção social (PS), ensino técnico de nível médio e Assistência Técnica Gerencial.

“É perceptível o interesse que as mulheres têm em qualificar-se e também os seus funcionários. Em eventos e programas,  como o Mulheres em Campo, procuramos estimular o autoconhecimento para que a mulher identifique qual é o seu papel real na gestão da propriedade rural. Para que se veja como protagonista do desenvolvimento sustentável e econômico do país e busque constantemente o conhecimento”, acrescenta Andrea.

Comércio internacional

Este ano, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e as Federações de Agricultura e Pecuária dos estados brasileiros se uniram e criaram a Rede InterAgro. A rede integra parceiros do setor agropecuário, capacitados e engajados nos temas do comércio internacional para sensibilizar e envolver produtores no comércio exterior.

Lígia Dutra, Superintendente de Relações Internacionais da CNA.

“As exportações do agronegócio garantem a balança comercial do Brasil e mais renda nas propriedades. As oportunidades desse mercado precisam chegar também às empresárias do campo. É isso que queremos levar às mulheres que vão participar do evento para que elas conheçam os desafios do comércio internacional e possam se preparar, investindo em produção e sustentabilidade”, destaca Ligia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA.

O Congresso

O 2º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio bateu recorde de inscrições, que foram encerradas dez dias antes do prazo final. Mais de 900 mulheres de todo o País vão participar do evento a partir de terça-feira, dia 17. 

O Congresso terá 15 workshops práticos, além de palestrantes brasileiros e estrangeiros. A diretora do DEPPS, Andrea Barbosa, e a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Ligia Dutra, falam na manhã do dia 18.

Outro destaque do evento será a divulgação do resultado da pesquisa inédita ‘Todas as Mulheres do Agronegócio’, realizada pela ABAG, Associação Brasileira do Agronegócio, e o IPESO Instituto de Pesquisa, de Victor Trujilo.

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