SENAR/SC capacita técnicos da ATeG em implantação de pastagens de inverno

22/03/2017

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu recentemente uma capacitação sobre implantação de pastagens de inverno com 22 técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) pecuária de corte, em Lages.

Em Santa Catarina são 22 municípios e 550 produtores rurais que participam da ATeG em pecuária de corte. “Acreditamos que para a pecuária ter sucesso o primeiro passo é ter uma pastagem de qualidade. Por isso, capacitamos os técnicos para que saibam efetuar a implantação de maneira adequada”, destacou o coordenador de pecuária de corte e vice-presidente da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza.

Segundo ele, cada um dos técnicos é responsável por efetuar visitas mensais aos produtores rurais com foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão da empresa rural e técnicas de manejo voltadas às atividades desenvolvidas em cada propriedade.

Introdução ao planejamento e gestão e planejamento forrageiro para sistemas pecuários, implantação, estabelecimento e adubação de pastagens e métodos de pastoreio e princípios do manejo e utilização de pastagens, foram algumas das temáticas aprofundadas pelos técnicos.

Foram repassadas informações sobre escolha de forrageiras e materiais disponíveis para utilização e aplicação dos conceitos em propriedades rurais. Os técnicos também participaram de uma visita em uma propriedade atendida pela ATeG em Pecuária de corte para reconhecer na prática as questões tratadas durante a capacitação.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Senar/SC e da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o programa é uma das grandes apostas para o agronegócio. “É uma iniciativa que está sendo implementada em todo o País. É por meio da assistência técnica e gerencial que pretendemos contribuir para melhorias nas propriedades, mantendo o nível de excelência do agronegócio catarinense”, observou.

ATeG
A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR começou a ser implantado em Santa Catarina no segundo semestre de 2016 e tem como objetivo proporcionar aumento da produção, evolução na produtividade e do nível de gestão, além do incremento da renda líquida. São repassadas aos produtores metodologias de cálculos de custos de produção, geração de indicadores da propriedade.

Os dados são analisados e, na sequência, é desenvolvido o planejamento estratégico conforme os pontos fortes e fracos de cada propriedade. Todos os dados levantados são lançados em um software utilizado nacionalmente e que abriga informações completas de propriedades de todo o País.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br