SENAR/SC amplia oferta de cursos de educação profissional e tecnológica pelo Pronatec

12/11/2015

Para ampliar a oferta de vagas na educação profissional e melhorar as condições de inserção no mundo de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) iniciou 10 novas turmas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os dez cursos que iniciaram recentemente são de agricultor orgânico em Monte Castelo; artesão de pintura em tecido nos municípios de Planalto Alegre, Sangão, Jaguaruna, Sombrio, Ermo e Timbé do Sul; de artesão bordado a mão em Grão Pará; e de artesão de biojoias em Sanguão e Laguna. 

As 16 turmas que iniciarão as atividades a partir de novembro são as de artesão de pintura em tecido em Guatambu; criador de peixes em viveiros escavados em Galvão e Irineópolis; de piscicultor e criador de peixes em viveiros escavados em Monte Carlo; de agricultor orgânico em Florianópolis; as turmas de assistente de planejamento, programação e controle de produção, ovinocultor, forragicultor e agricultor orgânico em Lages; de jardineiro em Imbituba e em Irani; as turmas de agricultor familiar, bovinocultor de leite e preparador de doces e conservas em Adbon Batista; e aquicultor em Joaçaba. Ainda há vagas nos municípios de Joaçaba, Lages e Irani.

O presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, destaca que são oferecidos, gratuitamente, mais de 60 cursos de formação inicial e continuada nas áreas de recursos naturais, produção cultural e design e produção alimentícia. “A missão da entidade é atender a comunidade por meio dos cursos e desta maneira contribuir para a profissionalização, integração social e a melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania”, observa.

Pronatec
O Pronatec foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, buscando ampliar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos gratuitos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional nas áreas de alimentação, indústria, comércio, turismo e tecnologia.

Os cursos são divididos em atividades teóricas e práticas, com encontros diários e duração de quatro horas, pela manhã ou tarde. Os participantes são avaliados por módulos, por meio do controle de frequência e desempenho. Ao término do curso, será necessário ter frequência mínima de 75% e conceituação avaliada no critério de desempenho estabelecido.

Interessados em participar do Pronatec devem procurar o Sindicato Rural do município ou a Secretaria de Assistência Social do Município (CRAS). Informações também estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), pelo telefone (48) 3331-9700 ou pelo e-mail pronatec@senar.com.br

Assessoria de Comunidação do SENAR/SC
www.senar.com.br