SENAR promove campanha de conscientização sobre sífilis

14/11/2017

Brasília-DF (14/11/17)- O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) iniciou a campanha “Sem perceber você pode ter sífilis. A proteção só depende de você” em parceria com as Administrações Regionais e Sindicatos Rurais para conscientizar a população rural sobre os cuidados com a sífilis.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre junho de 2010 e junho de 2016 foram notificados 230 mil novos casos da doença. Em adultos aumentou 27,9% em 2016, em comparação com o ano anterior. Em gestantes, cresceu 14,7%, e a sífilis congênita, 4,7%.

As Administrações Regionais receberam cartaz e folder (foto acima) da campanha para utilizar nas ações de Promoção Social e para distribuir nos sindicatos rurais.

“Diante da epidemia de Sífilis que o País vive, o SENAR decidiu reforçar nos eventos de Promoção Social a importância de se realizar o teste rápido para Sífilis, HIV e Hepatites Virais, disponíveis no Sistema Único de Saúde, e palestras educativas para conscientizar nossa população do meio rural sobre a importância dos cuidados com a saúde sexual”, destaca a assessora técnica da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Magali Eleutério da Silva.

A Sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. É uma doença contagiosa, transmitida sexualmente ou da mãe infectada para o bebê na gestação (transmissão vertical), podendo apresentar vários sintomas em diferentes estágios: primário, secundário e terciário.

Como a doença é transmitida principalmente via relação sexual, o SENAR também vai distribuir camisinhas masculinas e femininas durante os eventos de saúde.

“O material da campanha está sendo disponibilizado de acordo com a demanda e cronograma de eventos das Regionais, tanto para 2017 quanto para 2018. É uma ação sem prazo de validade, porque acreditamos que levar educação em saúde para o campo é, sem dúvida, uma ferramenta importante para fazer o indivíduo mudar de atitude e ter mais qualidade de vida.”

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA