SENAR Minas inicia Programa de Assistência Técnica e Gerencial em cafeicultura

14/12/2016

O agronegócio tem expressiva participação na economia brasileira. Mas, muitas vezes, o conhecimento e a tecnologia não chegam aos pequenos produtores. Faltam assistência técnica e extensão rural, que são mecanismos de crescimento para eles. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem no meio rural 36 milhões de pessoas economicamente ativas.

Para apoiar este segmento, o SENAR Minas aderiu ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Brasil, que já desenvolve esse trabalho em outras áreas, como pecuária e olericultura em outros estados brasileiros.

Em Minas, o programa será desenvolvido no Sul e na Zona da Mata, abrangendo produtores e trabalhadores rurais de 21 cidades. A assistência será feita apenas na área da cafeicultura. Os produtores participantes foram separados em grupos de 30 pessoas e cada grupo será assistido por um profissional capacitado, que irá acompanhar cada fase do desenvolvido técnico e também gerencial da propriedade no período de quatro anos.

A metodologia será aplicada em quatro etapas: diagnóstico, planejamento estratégico, gestão e capacitação. O analista técnico da Formação Profissional Rural Wander Magalhães Moreira Júnior acompanhou os encontros.

No sul de Minas, 300 produtores se inscreveram no programa, que terá supervisão da Fundação Procafé. Segundo o gerente regional do SENAR em Lavras, Celso Vieira, 79% dos produtores da região não recebem assistência técnica regular. “O SENAR Brasil já aplica o programa em outros estados. Aqui em Minas nós vamos trabalhar todo o processo de produção do café.”

Os técnicos selecionados para trabalhar no programa conheceram as comunidades e os produtores que vão acompanhar no período. Na última semana houve reunião em Varginha com técnicos, supervisores e o coordenador, quando foi avaliada a primeira semana de trabalho. O encontro, conduzido por Celso Vieira, teve o objetivo de traçar metas, nivelar ações e procedimentos do programa.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br