SENAR-TO inaugura regional em Araguaína

10/06/2013

A presidente do sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, inaugurou na última sexta feira (7), a nova sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-TO), no município de Araguaína. Participaram do evento, autoridades políticas estaduais e municipais, instrutores do SENAR-TO, além de toda imprensa regional.

Sob a Coordenação de Bernadete Galdino Iumese, a regional conta com um espaço de 800 m², com salas amplas para a realização de reuniões, treinamentos, cursos e promoção social. A equipe de trabalho soma, no momento, dez pessoas, entre coordenação geral, recepcionista, assessores técnicos e secretária. A regional do SENAR em Araguaína será responsável por coordenar as atividades de todos os programas realizados pelo SENAR-TO, com o objetivo de atender a demanda dos moradores do campo nos municípios da região.

Em seu pronunciamento, a senadora falou da importância da qualificação profissional para melhoria da qualidade de vida e frisou que um dos objetivos do SENAR-TO é ajudar o pequeno produtor a experimentar o sucesso profissional. “Nós vamos buscar e capacitar os pequenos produtores para que eles se tornem médios produtores e sejam capazes de dar uma vida digna para suas famílias” declarou.

A sede passa a coordenar na região os programas Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Negócio Certo Rural (NCR), Programa de Combate ao Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural/Programa de Combate ao Câncer de Próstata do Homem Rural (Útero é Vida) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo a coordenadora Bernadete, nesse primeiro momento a unidade vai acompanhar as atividades que já estão sendo realizadas na região e fazer um mapeamento no sentido de levantar novas demandas.

Para proporcionar melhorias no atendimento aos homens e mulheres do campo no Tocantins, a senadora Kátia Abreu já inaugurou a regional do SENAR-TO em Gurupi, Araguaína e pretende inaugurar outra regional no Bico do Papagaio, extremo Norte do estado.

Cidades atendidas

A regional de Araguaína beneficiará 25 cidades da região, são elas: Araguaína, Aragominas, Muricilândia, Tupiratins, Itapiratins, Brasilândia, Colinas, Juarina, Bernardo Sayão, Palmeirante, Bandeirantes, Arapoema, Pau D’arco, Nova Olinda, Goiatins, Campos Lindos, Barra do Ouro, Babaçulândia, Santa Fé do Araguaia, Carmolândia, Wanderlândia, Piraquê, Araguanã, Xambioá e Filadélfia.

Pronatec do SENAR

A meta inicial é formar este ano, nos 25 municípios que compreende a regional, cerca de mil alunos. Até o fim do ano, e expectativa é alcançar a marca de oito mil alunos formados em todo estado. No fim de 2012, cinco mil alunos formaram com a presença da presidenta Dilma Rousseff. O Pronatec leva cursos de qualificação profissional gratuita na área rural para os jovens tocantinenses, quando ainda estão realizando o ensino médio, da educação pública. São mais de 50 cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC. Em 2012, foram mais de 20 mil alunos formados em todo Brasil e, para 2013, a expectativa é alcançar 45 mil vagas em todo País.

Assessoria de Comunicação do SENAR-TO
www.senar-to.com.br