SENAR Goiás participa do Interleite Brasil 2017 em agosto

14/06/2017

O consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (SENAR Goiás), Carlos Eduardo Carvalho, participará no dia 2 de agosto, no Center Convention do Shopping Plaza, em Uberlândia (MG), do Interleite Brasil 2017. Representando o SENAR Goiás, ele ministrará, às 17h20, palestra ‘Fatores que definem a rentabilidade no Centro-Oeste’, dentro do painel ‘Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números’.

Vencedor do Prêmio Impacto (atual Prêmio Vidal Pedroso de Faria) na edição 2016 do Interleite Brasil, Carlos Eduardo abordará na palestra informações sobre o trabalho que tem desenvolvido, no Senar Goiás e na Cooperativa para o Desenvolvimento e Inovação da Atividade Leiteira (Cooperideal), voltado para a capacitação e a transferência de tecnologia para profissionais da extensão rural ligados a indústrias de laticínios, cooperativas e produtores.

O consultor também explicará melhor sobre o programa SENAR Mais Leite, atendimento técnico e gerencial aos produtores de leite do Estado de Goiás. De acordo com ele, a ideia do programa é de sensibilizar, capacitar e supervisionar técnicos e produtores de leite ligados ao programa - que segue metodologia inovadora de acompanhamento para geração de resultados para toda a cadeia baseada na sustentabilidade social, econômica e ambiental do sistema. O programa é composto por pequenos produtores (abaixo de 100 litros por dia) e também grandes, com mais de 10.000 litros/dia. Uma das premissas é respeitar as características de cada propriedade, incluindo pessoas e, nunca excluindo.

“Eu acredito que os desafios da produção de leite no Centro-Oeste são semelhantes às outras regiões produtoras, como mão de obra, falta de energia e competitividade com outras atividades rurais, mas, ressalto que um dos grandes gargalos é a falta de gestão aplicada. Esta situação não está relacionada apenas aos pequenos produtores já que, quando aplicamos diagnósticos em propriedades maiores, também não encontramos de maneira organizada dados fundamentais para a condução do negócio leite. Faltam indicadores essenciais para uma atividade profissional em busca de resultados que fazem, verdadeiramente, valer a pena produzir leite”, destaca Carlos.

Evento
Segundo Carlos Eduardo, o Interleite Brasil é considerado o evento mais importante da cadeia leiteira do país. “É uma oportunidade ímpar para os técnicos e produtores ligados à atividade leiteira enriquecerem o conhecimento, agregarem valor aos seus negócios e aumentarem a rede de contatos em busca de inovação - fundamental para continuidade do trabalho”, avalia.

Ficha técnica
Palestra Fatores que definem a rentabilidade no Centro-Oeste’, dentro do painel ‘Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números’
Data: 2 de agosto de 2017 (quarta-feira)
Horário: 17h20
Local: Center Convention do Shopping Plaza, em Uberlândia (MG)
Mais informações: www.interleite.com.br

Assessoria de Comunicação do SENAR/GO
Texto: Fernando Dantas, com informações da Milkpoint
Foto: Fredox Carvalho
http://www.senargo.org.br/