SENAR Goiás leva saúde e cidadania à Caiapônia

15/09/2014
Campo Saúde atraiu pessoas de diversas regiões de Caiapônia Campo Saúde atraiu pessoas de diversas regiões de Caiapônia

Com atendimentos em pediatria, dermatologia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, exame preventivo (Papanicolau), exame PSA (Antígeno Prostático Específico), teste de glicemia e aferição da pressão arterial, manicure, maquiagem, corte de cabelo, entre outros, o programa Campo Saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Goiás esteve em Caiapônia no último sábado atraindo pessoas de todas as regiões do município.

Para o superintendente do SENAR Goiás, Eurípedes Bassamurfo, o Campo Saúde tem exercido um importante papel para as famílias rurais no Estado. “O Senar possui inúmeras ações voltadas para a promoção social, e o Campo Saúde tem se destacado por disponibilizar, em um só evento, diversos atendimentos para o produtor e trabalhador rural. Às vezes, a dificuldade de deslocamento do campo até ao centro urbano impede que toda a família receba tantos benefícios de uma vez só”, pontuou o superintendente.

A moradora da Coopervida (antigo Banco da Terra), Débora Evangelista, 31, foi informada a respeito do programa ao acompanhar o marido em uma consulta de oftalmologista. Aproveitou a ocasião e levou a mãe e as duas filhas para consultar. Para sua surpresa existiam outros atendimentos e rapidamente levou o pequeno Daniel de 3 anos para cortar o cabelo. “Estou achando ótimo, uma única oportunidade de tantos atendimentos e para a família toda. Vou aproveitar e levar minha filha de 13 anos para consultar a dermatologista”, comentou Débora.

Da mesma maneira o senhor João Alves, de 68 anos, morador do Assentamento Altalina, viu no Campo Saúde a chance para consultarem (ele e a esposa). “Fiquei sabendo do evento pelo rádio e como faço exame da próstata a cada 6 meses, vim para fazer o PSA e trouxe minha mulher para nós dois consultarmos também com o oftalmologista. Estou impressionado com o atendimento, para mim é nota 10”, disse satisfeito.

O Campo Saúde, realizado pelo SENAR Goiás com apoio da Federação da Agricultura e da Pecuária de Goiás (FAEG), teve em Caiapônia as parcerias do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal, além da Fundação Banco de Olhos de Goiás. Para o presidente do Sindicato Rural, Ailton José Vilela, é necessário que as instituições se juntem para promover eventos dessa natureza. Somente assim a população tem tantas oportunidades.

Edson Novaes, gerente técnico da FAEG, representou o presidente da instituição, Leonardo Ribeiro, e destacou que ao disponibilizar esses atendimentos ao trabalhador rural é motivo de alegria e honra. “Estamos aqui para cumprir a nossa missão e quero em nome da nossa diretoria agradecer, em especial, cada colaborador que voluntariamente se dispôs a colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população de Caiapônia”.

O prefeito de Caiapônia, Altamiro Rodrigues Santos Neto, ressaltou que o sucesso do programa é devido às parcerias que SENAR e FAEG fazem. “Para nossa população é muito importante cada um dos benefícios do Campo Saúde. Nós (prefeitura) não medimos esforços para que todo o município tivesse conhecimento do evento”.

O gestor de Agricultura Familiar em Caiapônia, João Batista Pereira, disse que o trabalho feito para que de todos os “cantos” do município comparecessem valeu a pena. “Temos assentamentos distantes 180 km da cidade e a maioria dos moradores no campo não conseguem se deslocar com facilidade para fazer exames. Além disso, são muito caros e mesmo que a prefeitura disponibilize, a demanda é muito grande”, pontuou.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG/SENAR-GO
www.sistemafaeg.com.br