SENAR em Campo leva entretenimento à Planaltina de Goiás

22/07/2014

Com a parceria da prefeitura de Planaltina de Goiás, o SENAR em Campo movimentou o município no último fim de semana. Na programação, além de oficinas demonstrativas de artesanato e distribuição de folders com informações sobre os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Goiás, apresentações de bandas locais animaram a população. Esta, que foi a penúltima edição do programa, aconteceu ao lado da Câmara Municipal e chamou atenção de quem passava pelo local. A próxima e última parada é o município de Corumbá.

Forró, sertanejo e músicas que fazem referência á São João fizeram a trilha sonora da festa. Com apresentação de artistas locais, como a banda Trilhas do Forro e o cantor Wesaley Amaral, ninguém ficou parado, a não ser durante a apresentação do filme “Treinando o papai” – escolha, por votação, da população que foi prestigiar o evento.

Logo na entrada do local as instrutoras do SENAR Mônica de Castro e Marcilene de Souza, encantavam os olhos de quem passava com as peças feitas tecido, palha de milho e muita criatividade. O artesanato encheu os olhos dos moradores do distrito de São Gabriel que foram até o evento conhecer de perto os cursos de capacitação oferecidos sem nenhum custo. Para muitos é a oportunidade de costurar o passado e o futuro, apostando no hoje.


Ao lado, um stand montado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fornecia aos visitantes informações sobre o Cadastro Único para Bolsa Família, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de dados sobre benefícios sociais no geral.

Segundo a secretária, Eliene Pereira, a ocasião foi perfeita para que os visitantes se informassem sobre seus direitos como cidadãos e as oportunidades que o SENAR oferece. “Foi bom para mostrar à população da cidade, em especial mulheres e crianças, que o mercado de trabalho está pronto para acolhê-los”.

Patrícia Ribeiro é uma destas pessoas. Ela conta que nunca fez nenhum curso de capacitação mas que sinhá em poder trabalhar fora e ter seu próprio dinheiro. “Eu cozinho, planto arroz, feijão, milho e crio porcos. Mas o que eu mais gosto de fazer e comandar as panelas”, brinca, já interessada no curso de Cozinha Rural do SENAR Goiás.

Patrícia aproveitou a oportunidade e levou a filha caçula, Tatiane de 11 anos, para assistir a sessão de cinema e brincar no pula pula – atrações também oferecidas durante o Senar em Campo. Mãe de outros dois filhos, um de 15 e outro de 18, Patrícia diz querer um futuro diferente para a prole e ficou muito interessada no Pronatec.

Na mesa em frente às instrutoras do SENAR tudo se mistura. Cabaça, palha de milho e tecido tipo chitão dão vida a uma boneca cobiçada por todas as meninas do lugar. Além disso, vazinhos para mini rosas de chitão, toalhas com bordado em tecido, quadros e bonequinhas de fuxico colorem a mesa de exposição.

Assessoria de Comunicação do SENAR-GO
www.faeg.com.br