Seminário do Programa ABC Cerrado será realizado nesta sexta-feira em Cassilândia

02/10/2015

Nesta sexta-feira (2), o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural dará início aos seminários de sensibilização e divulgação do Projeto ABC Cerrado, que tem a finalidade de disseminar práticas de agricultura com baixa emissão de carbono, alertando o produtor sobre a importância de investir na propriedade de forma a obter retorno econômico e preservando o meio ambiente.

O primeiro encontro será realizado no município de Cassilândia e tem como público alvo produtores, alunos e estudantes do setor produtivo. Com uma serie de ações, equipes técnicas oferecerão ferramentas de incentivo e difusão de práticas sustentáveis nas propriedades rurais localizadas na região de Cerrado. Na primeira etapa, além de Mato Grosso do Sul, serão atendidos os Estados da Bahia, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Distrito Federal.

A ação é conjunta com o Ministério da Agricultura e a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e terá como foco principal o desenvolvimento de quatro tecnologias previstas no Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) Sistema de Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Florestas Plantadas.

De acordo com o superintendente do SENAR/MS, Rogério Beretta, o projeto tem dois diferenciais que se adequarão às necessidades do Estado. “O ABC Cerrado tem objetivo de atender áreas do cerrado nas quais sejam identificadas pastagens degradadas, promovendo a introdução de tecnologias nos setores de ILPF, agricultura e floresta. Para atender estas propriedades, o SENAR está formando técnicos que oferecerão assistência técnica nas diferentes regiões de Mato Grosso do Sul”, explica.

O SENAR é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais. A programação inclui a apresentação do projeto, a desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono. Além disso, serão apresentadas as vantagens e resultados do trabalho desenvolvido pelo ABC Cerrado.

Serviço – O seminário será realizado nesta sexta-feira (2), das 18h30 às 20h30, na câmara municipal de Cassilândia. O endereço é Rua Amin José, 356, Centro. Já no dia 7 de outubro (quarta-feira), o evento acontecerá em Aquidauana, das 19h às 21h.

Confira a programação:

18h30 - Abertura - Pres. Sindicato Rural de Cassilândia: Sr. Ademir Cruvinel

19:00h - Contextualização do Programa ABC - Sr. Orlando Baez- Chefe da DPDAG/SFA/MS

19h30 - Tecnologias preconizadas no ABC Cerrado: plantio direto, recuperação de     pastagens, floresta plantada, integração lavoura pecuária floresta - uma breve visão sobre cada tecnologia  - Pesquisador Ademir Hugo Zimmer EMBRAPA CNPGC

20h - Projeto ABC CERRADO: Atuação do Projeto nos Estados - Capacitações e Assistência Técnica - Sr. Mateus Tavares – Coordenador do Programa ABC Cerrado/Senar Central

20h30 - Cocktail de Encerramento

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
http://senarms.org.br