Projeto ABC Cerrado capacita produtores no Norte de Minas

02/06/2017

Produtores rurais de Urucuia, no Norte do estado, estão participando do Projeto ABC Cerrado, com ênfase em Recuperação de Pastagens Degradadas, por meio da parceria entre SENAR Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de Urucuia. O Projeto está sendo conduzido pelo engenheiro agrônomo e zootecnista Marcílio de Almeida. Os módulos I e II começaram na quarta-feira (31) e terminaram nesta sexta-feira (2). Os módulos III e IV serão feitos ainda este mês.

O Projeto ABC Cerrado foi iniciado em Minas Gerais em julho de 2016. O objetivo é estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade no campo com o uso de tecnologias de baixa emissão de carbono. O ABC abrange quatro tecnologias de baixa emissão de carbono Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta; Sistema de Plantio Direto; e Florestas Plantadas.

O curso de Recuperação de Pastagens Degradadas, primeira das tecnologias a ser aplicada, é ministrado em quatro módulos, aliando teoria e prática. Os participantes aprendem conceitos sobre solo, pragas, manejo de pastagens, preparo de solo ideal, importância da matéria orgânica na formação de pastagens, elementos químicos necessários na formação de pastagens, elementos tóxicos no solo e tipos de corretivos de solo. Nas aulas práticas, eles aprendem a identificar estágios de degradação de pastagens, fazem compactação do solo, construção de terraço, coleta de amostra de solo e regulagem de distribuidor de insumo, adubo e sementes.

O projeto está sendo realizado em oito estados brasileiros do bioma Cerrado, numa parceria entre SENAR Brasil, Banco Mundial, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa e entidades locais. “Em Minas Gerais temos colhido excelentes resultados com este trabalho, e os produtores que estão passando por nossas capacitações tem representado um diferencial na comunidade onde atuam”, finaliza o gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br