Projeto ABC Cerrado capacita mais de 140 produtores no Tocantins

24/08/2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) capacitou, entre os dias 18 e 21 deste mês, mais de 140 produtores rurais que fazem parte do Projeto ABC Cerrado, promovido em parceria com a Embrapa, Ministério da Agricultura, com recursos do Banco Mundial. Nesta nova etapa foram capacitados produtores rurais dos municípios de Arraias (18/08); Paranã (19/08); Paraíso do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus e Araguatins (20/08) e Augustinópolis (21/08), todos com a tecnologia “Recuperação de Pastagens Degradadas”. A capacitação é dividida em quatro módulos e atende a, no mínimo, 20 participantes por turma. Também já receberam capacitações os produtores rurais dos municípios de Gurupi, Aliança e Guaraí.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, destaca a participação dos presidentes de Sindicatos Rurais de todos os municípios que estão recebendo as capacitações. “Os nossos presidentes de Sindicatos Rurais entenderam de imediato a importância deste projeto e mobilizaram um grande número de produtores rurais interessados nesta capacitação. Isso significa que nosso setor agropecuário está buscando, cada vez mais, trabalhar com planejamento e utilizando as tecnologias disponíveis para contribuir com o aumento de sua produtividade aliado a sustentabilidade”, destacou Paulo Carneiro.

Os municípios de Araguaína (23/08); Dois Irmãos (23/08); São Valério e Monte do Carmo (25/08); Colinas e Araguaçu (26/08); Arapoema, Porto Nacional e Palmas (27/08); Arapoema, Santa Rosa do Tocantins e Aparecida do Rio Negro (28/08) e Silvanópolis (30/08) são os próximos a receberem as capacitações do projeto. 

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

Saiba mais sobre o ABC no SENAR acessando nosso blog www.abcsenar.wordpress.com

Assessoria de Comunicação do SENAR-TO
www.senar-to.com.br