Profissionais buscam especialização gerencial no setor do agronegócio

27/04/2015
Foto: Gustavo Fröner Foto: Gustavo Fröner

Profissionais com diferentes formações e que atuam em áreas distintas, mas com o mesmo interesse de se tornarem especialistas em Gestão de Projetos em Agronegócio. Esse é o perfil da primeira turma da pós-graduação da Faculdade de Tecnologia CNA, composta por mais de 40 alunos, entre administradores, pedagogos, assistentes sociais, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, economistas entre outros. A aula inaugural que aconteceu no último fim de semana, em Brasília.

Esse é o primeiro curso de voltado para a gestão do agronegócio, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Abdon Miranda, diretor da instituição de ensino, deu as boas-vindas aos alunos, explicando que o principal diferencial da Faculdade de Tecnologia CNA é ser mantida por duas potências que conhecem do setor agropecuário com profundidade. “A iniciativa dos profissionais em buscar um novo caminho para seu aprimoramento irá contribuir para potencializar o setor agropecuário. Vamos colocar no mercado de trabalho gestores qualificados”, declarou Abdon.

Ele complementou informando que, “a iniciativa dos profissionais em buscar um novo caminho para seu aprimoramento irá contribuir para potencializar o setor agropecuário”, reforçou.

A coordenadora da pós-graduação, Maria Aparecida Assunção, que também atua em sala de aula com a disciplina Gestão de Marketing, fez breve apresentação dos docentes e a ementa de sua disciplina que abriu os trabalhos da pós-graduação. “A abordagem ativa do aluno na construção de seu conhecimento é uma das premissas da Faculdade de Tecnologia CNA. Por isso, trabalharemos com projetos integradores. Um dos exemplos é a construção da monografia desde o início do curso”, observou a coordenadora. 

Informações sobre o curso
Ao longo das 408 horas, os alunos terão acesso a uma estrutura curricular atualizada que visa estimular o desenvolvimento de habilidades gerenciais nas disciplinas de Ambiente Econômico Global; Liderança e Desenvolvimento de Equipe; Gestão de Complexidade; Gestão de Operações e Logística · Gestão Financeira · Gestão de Marketing; Inovação e Empreendedorismo; Estratégia e Concepção de Projeto em Agronegócio; Governança Corporativa e Legislação ambiental; Gestão de Prazos e Custos do Projeto; Integração do Projeto e Gestão das Mudanças; Relações Interpessoais e o Projeto de Agronegócio; Gerenciamento de Riscos em Projeto de Agronegócio; Gerenciamento da Qualidade e Projeto Final.

Expectativas e Perspectivas


A administradora Ivone Rodrigues optou pelo curso de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia CNA para se tornar disseminadora de projetos no setor agropecuário. “A especialização veio como uma oportunidade que vai agregar valor à minha formação, principalmente, porque acredito nas potencialidades do agronegócio”, revela Ivone, que também é aluna do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec do Brasil no SENAR.

O médico veterinário Ricardo Guida trabalha no Sindicato Rural de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal e pretende aprofundar os conceitos gerenciais à sua atuação na área de reprodução de ruminantes. “A necessidade do mercado que já atuo foi a principal motivação para que voltar à sala de aula. Na graduação, tive apenas a disciplina de Administração Rural que tratava de gestão, mas hoje percebo como é importante associar gerenciamento aos serviços que oferece aos produtores rurais”, afirma Ricardo.

Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida, pois estou tendo a oportunidade de começar uma nova fase na área do agronegócio, carreira que eu realmente gosto. A afirmação é do de Homero Cesar Dazio Goulart, que depois de finalizar o curso de técnico em agropecuária em 1997, cursou a faculdade de Direito e agora retoma o seu objetivo de atuar na área do agronegócio.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-1332
www.senar.org.brwww.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil