População do entorno do DF recebe atendimentos de saúde e cidadania

12/06/2017

O município de Cidade Ocidental sediou, no dia 10 de junho, nova edição do FAEG SENAR em Ação. Foram realizados atendimentos nas áreas de saúde e cidadania para a população local e de outras cidades próximas. Também foram promovidas ações de lazer e bem-estar para os participantes. O evento teve a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner, do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENARGoiás), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, do prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, do vice-presidente municipal, Lula Viana, do presidente do Sindicato Rural de Luziânia, Marcos Epaminondas, e de outras autoridades.

Durante todo o dia, a população pode realizar atendimentos de clínica geral, pediatria, dermatologia, odontologia, cardiologia, oftalmologia, urologia, ortopedia e geriatria, além de exames como PSA e preventivo (Papanicolau), eletrocardiograma, teste de glicemia, aferição de pressão, nutrição, vacinação e cálculo de IMC. Na parte de cidadania, o público teve a oportunidade de efetuar cadastro de CPF, emissão de identidade, fotocópia, fotografia e espaço de beleza, com cortes de cabelo, maquiagem e massagem.

No evento também foram entregues 200 quilos de arroz para duas entidades filantrópicas de Cidade Ocidental e Luziânia – Casa Lares Rebeca Jenkins e Casa de Misericórdia Padre Dário.

Atividades

De acordo com o presidente da FAEG e do Conselho Administrativo do SENAR Goiás, José Mário Schreiner, é importante zelar pela saúde da população. “Ao longo do meu trabalho tenho observado a necessidade do povo ocidentalense receber mais assistência à saúde e cidadania. É justamente neste intuito que o nosso programa quer agir. Queremos levar o que temos de melhor à população de Cidade Ocidental”, sinalizou. Ele também elogiou o trabalho feito pela Prefeitura municipal e pelo Sindicato Rural local. “Minha vontade é levar a iniciativa a todos, mas nos municípios como Cidade Ocidental, onde temos terreno fecundo para plantar nossas parcerias, fica muito mais fácil”, explicou o presidente da Faeg.

Para o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, a parceria entre município e o programa Faeg e Senar em Ação representa a soma de esforços em benefício da população, principalmente quando se trata de atendimento médico e confecção de documentos. “É a segunda vez que recebemos esta ação, mas agora está bem melhor, já que recebemos mais atendimentos. Ações como estas são importantes para nosso público. São simples e atendem as pessoas que carecem destes serviços”, afirmou.

Segundo o presidente o Sindicato Rural (SR) de Luziânia, Marcos Epaminondas Roriz, se não fosse a Faeg, o Senar Goiás e o Ifag, o município jamais poderia ser beneficiado com estas ações. “Precisamos de ações dessa forma. É um privilégio termos esta parceria. A intenção é continuar este trabalho em conjunto”, pontuou.

Gratidão

Quem não se conteve de alegria por poder participar do Faeg Senar em Ação foi a aposentada Francisca Maria da Conceição, de 85 anos. Ela mora na área rural e por meio do programa teve a oportunidade de buscar atendimento de saúde. “É a primeira vez que participo. Mas agradeço a Deus por ter tido essa oportunidade, porque precisava fazer exame de vista. O médico foi maravilhoso comigo”, enfatizou.

Parcerias

A realização do Faeg Senar em Ação é do SENAR Goiás, FAEG e Ifag, em parceria com Sindicato Rural (SR) de Luziânia, Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, Clínica Natividade, Única Exames e a Faculdade JK.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG?SENAR-GO
Texto: Juliana Barros e Fernando Dantas
Fotos: Fredox Carvalho
http://www.senargo.org.br