Parceria entre Senar, CGU e Instituto Maurício de Sousa terá projeto piloto no segundo semestre deste ano

15/05/2018
Representantes do Senar foram recebidas pelo desenhista Maurício de Sousa na sede do IMS Representantes do Senar foram recebidas pelo desenhista Maurício de Sousa na sede do IMS

Brasília (15/05/2018) – Os primeiros materiais do projeto “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania” serão testados em algumas escolas do Brasil no segundo semestre deste ano. A iniciativa é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Maurício de Sousa (IMS).

A diretora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa, e a coordenadora de Formação Inicial e Continuada e Promoção Social do Senar, Deimiluce L. Fontes Coaracy, participaram de uma reunião de atualização e revisão de conteúdo com a equipe técnica do IMS nesta sexta-feira (11), em São Paulo.

Nesta etapa, o material didático dos módulos está sendo adaptados para a versão digital e também estão sendo preparados os Cadernos do Professor e do Aluno. Segundo Andréa Barbosa, a intenção é realizar um teste “piloto” em escolas com realidades diferentes, a partir de agosto.

“Queremos verificar, principalmente, o acesso às versões online e offline dos materiais, visto que muitas escolas no Brasil não possuem acesso à Internet e nem mesmo computadores. Temos uma preocupação grande com a inclusão e, se for necessário, vamos imprimir o material”, afirmou Andréa.

Projeto - O projeto tem caráter artístico-pedagógico e visa levar conhecimento sobre ética e cidadania de forma lúdica e interativa aos estudantes de 5ª série do Ensino Fundamental I, às suas famílias, professores e demais funcionários de escolas públicas.

“As histórias em quadrinhos fazem parte da construção do nosso imaginário coletivo, e essa é a importância de desenvolver tais temas com as crianças, para que elas cresçam não só entendendo, mas praticando a ética e a cidadania”, disse Deimiluce.

O material estará disponível em formato digital gratuitamente na Internet. Será composto por Caderno do Professor, Caderno do Aluno, Revista de Atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Dividido em quatro módulos, o conteúdo vai abordar temas como autoestima, inclusão e respeito à diversidade, cidadania, desenvolvimento sustentável e cuidados com o patrimônio, para incentivar as crianças a cuidarem do seu ambiente escolar. 

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA