Mais uma entidade de cooperação interessada em parceria com o SENAR

22/06/2017
Representantes do IICA foram recebidos na sede do SENAR Brasil Representantes do IICA foram recebidos na sede do SENAR Brasil

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) poderá ter mais um parceiro internacional em projetos futuros. Representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) visitaram a sede da entidade nesta quinta-feira (22/6) com a intenção de conhecer as ações de Formação Profissional Rural, de Promoção Social e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR.

O grupo - formado pelo representante do IICA no Brasil Hernán Chiriboga, pelo coordenador técnico Heithel Souza Silva e pela especialista em Agronegócios Raíssa Osório – participou de uma apresentação organizada pela equipe técnica da Coordenação de Produção e Distribuição de Materiais Instrucionais. Durante o encontro, eles conheceram as cartilhas didáticas distribuídas nos treinamentos, os cursos oferecidos no portal de educação a distância (EaD) e os programas especiais desenvolvidos pela área de Promoção Social. A metodologia de ATeG criada pelo SENAR também foi explicada aos visitantes.

Hernán Chiriboga

Na opinião de Chiriboga, as entidades têm objetivos semelhantes e podem atuar juntas em projetos de cooperação técnica.  Como exemplo, ele citou o Programa Semear, que promove inovações e boas práticas em cinco estados do semiárido brasileiro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IICA e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).

“Esse programa me parece ser uma forma muito interessante de começarmos um relacionamento. Temos uma oportunidade prática para levar capacitação e assistência técnica aos produtores, com a facilidade de que já contamos com recursos para isso”, declara o representante do IICA no Brasil.

A intenção do encontro foi demonstrar o amplo portifólio de ações do SENAR e aproximar as entidades para a realização de projetos em conjunto. A apresentação contou com a participação dos técnicos Bruno Araújo, Valéria Gedanken e José Luiz Andrade.

Bruno Araújo

“O IICA é um organismo internacional que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da agricultura. O SENAR tem esse mesmo objetivo e, juntos, podemos multiplicar o conhecimento produzindo novos materiais por meio de projetos de cooperação técnica”, reforça Araújo.

Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Tony Oliveira
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil