Estudantes de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade CNA visitam fazenda modelo em Planaltina, DF

28/04/2015

Estudantes do curso Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia CNA fizeram mais uma visita técnica. Desta vez à Fazenda Entre Rios, em Planaltina, no Distrito Federal, que utiliza modernas técnicas aliadas à sustentabilidade para aumentar a produtividade agropecuária. A propriedade é a vitrine do Cerrado no Projeto Biomas, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A visita acadêmica é parte das atividades do Projeto Integrador, previsto no Projeto Pedagógico do curso superior, que destina, ao longo de cada ano, uma carga horária de 180 horas para a integração de conteúdos práticos e teóricos. Os futuros tecnólogos foram acompanhados pelos professores Bruno Lucchi, de Cadeias Produtivas no Agronegócio; Camila Braga, de Oficina de Gestão de Projetos e Mercado de Trabalho no Agronegócio e Fernanda Nonato, de Introdução às Cadeias Produtivas, que coordenou a visita.

Os colaboradores da fazenda apresentaram aos graduandos os trabalhos desenvolvidos no local, explicando o sistema de Integração Lavoura e Pecuária, as técnicas de manejo da propriedade, tais como Manejo Integrado de Pragas (MIP), adubação com Bokashi, Sistema de Plantio Direto (SPD), Sistema Santa Fé, e mais recentemente a implantação de produção florestal (eucalipto e mogno) para a integração com a lavoura e a pecuária (ILPF), a produção de Hortifrutis e os estudos de viabilidade econômica realizados na fazenda.

Eles também conheceram o trabalho de seleção e de reprodução dos bovinos da raça Guzerá. Esses animais foram apresentados e descritos com relação a seu potencial produtivo e valor econômico, por possuírem dupla aptidão, para a pecuária de corte e de leite. Além disso, eles foram informados quanto aos procedimentos para o registro de animais da raça Guzerá.

Para o estudante do terceiro período, Jozé Tomás, mini produtor rural de ovinos no Núcleo Rural Casa Grande, no Gama, a visita foi importante pelo contato com os administradores de um propriedade com ótimo desempenho em gestão. “Eles têm o controle de tudo o que é realizado dentro da fazenda. Esse tipo de ação enriquece o nosso conhecimento e agrega valor à nossa formação”, contou.

“O mais importante dessa visita para o desempenho dos nossos estudantes foi o estudo da viabilidade econômica em uma propriedade rural. Os alunos tiveram acesso às planilhas de análise de preço de insumos, custos, impostos, consultoria, arrendamento, entre outros, até chegar em uma lucratividade estimada da produção e decidir ou não investir, naquele momento, em determinada cadeia”, explicou a professora Fernanda.

Para o mês de maio estão previstas visitas técnicas à Feira Agrobrasília e ao viveiro R&S Florestal.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-1332
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil