Em cada prato uma história que ressalta a simplicidade do campo

19/06/2017

O lançamento do Festival Receitas do Campo ocorreu no Parque de Exposições de Jataí no dia 14 de junho. No município, foram 18 inscritos e os jurados escolheram três nas categorias Almoço e Jantar, Lanche da Fazenda e Sobremesa Rural. Segundo a coordenadora de Ações e Projetos do Departamento Técnico do SENAR Goiás, Andréia Peixoto, os participantes são orientados a usar só ingredientes do meio rural, nada de temperos industrializados. “O objetivo é fazer com que os participantes sejam criativos e busquem lá na memória o tempero dos antepassados”, destaca.

Ânia de Sousa e a filha Samantha participaram do Festival Receita do Campo Ânia de Sousa e a filha Samantha participaram e foram selecionadas com o Manuê, bolo de mandioca enrolado na folha de bananeira e assado no forno de barro, uma tradição que herdou da avó. Ânia ressalta que a receita é trabalhosa, mas vale o esforço pelo sucesso que faz com a família. “Para ficar pronto são mais de três horas, por isso só faço em momentos especiais para agradar os filhos e o marido. É tão gostoso que uma amiga sugeriu que eu fizesse para vender”, ressalta.

O projeto contempla três etapas – sensibilização e mobilização, realização do festival nos municípios e elaboração e publicação do livro Receitas com Histórias do Campo. A primeira tem o apoio dos coordenadores regionais e de instrutores do Senar Goiás na mobilização dos Sindicatos Rurais interessados em participar. O presidente do Sindicato Rural de Jataí, Vitor Geraldo, diz que a adesão foi imediata, porque o Festival envolve a família e fortalece a autoestima da mulher do campo. “ O Sindicato abraçou o projeto porque percebeu a necessidade de resgatar tradições que, com o tempo, vão sendo deixadas de lado por causa do imediatismo imposto pela modernidade”, destaca.

A proposta é realizar 25 edições do Festival de Receitas do Campo em todo Estado de Goiás. Os interessados em participar deverão fazer a inscrição prévia e gratuita no Sindicato Rural do município que aderir ao programa, de acordo com o cronograma apresentado pela equipe organizadora local. As receitas validamente inscritas são apreciadas por uma comissão tríade julgadora, composta por voluntários indicados pela comissão organizadora, representes do Senar, Sindicatos Rurais ou convidados dessas instituições. Como premiação, serão publicadas no livro as três melhores receitas das categorias concorrentes de cada edição da cidade.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG/SENAR-GO
www.senargo.org.br
Texto: Fabiane Fagundes
Foto: Fredox Carvalho