Doutor em Engenharia Industrial mostra aos alunos da Faculdade CNA possibilidades de atuação no Comércio Exterior

13/05/2015

Apresentar conceitos e os procedimentos da exportação de produtos agropecuários brasileiros integrados às tecnologias aplicadas ao agronegócio. Esse foi o objetivo da Faculdade de Tecnologia CNA ao realizar a palestra “Comércio Exterior de Bens Agropecuários” para os estudantes do curso superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia CNA, nessa terça-feira, 12/05, em Brasília. O evento realizado está em consonância com  o projeto pedagógico institucional para formar um profissional de nível superior à altura da inovação e tecnologia presentes na agropecuária brasileira, setor líder em crescimento na economia nacional.

A palestra foi ministrada pelo professor convidado, Tetsu Koike, graduado em Engenharia Mecânica e Doutor em Engenharia Industrial na área de Logística pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, da França.  Tetsu atua no departamento de informações portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República.

Ele traçou um panorama dos conceitos de comércio exterior, detalhou o cálculo da balança comercial e abordou os problemas logísticos da exportação brasileira, explicando a imediata utilidade e aplicabilidade desses assuntos na graduação oferecida pela Faculdade CNA. “O agronegócio é líder na pauta de exportação do Brasil. Em 2014, o complexo soja foi responsável por 14% das exportações brasileiras. Dada sua importância econômica, é natural que uma formação em agronegócio contemple esse assunto de maneira mais abrangente”, declarou o palestrante, mostrando aos alunos as possibilidades de atuação dos futuros tecnólogos na área.

A atividade foi organizada pelo professor Emmanuel Aldano para encerrar o estudo do módulo de transporte da disciplina Logística e Suprimentos. “Ao longo do semestre, tratamos dos suprimentos, da logística, da armazenagem com foco na produção agrícola nacional, utilizando os modais ferroviário, rodoviário e as hidrovias, bem como o custo operacional de cada um”, descreveu o professor, acrescentando que a palestra sobre comércio exterior agregou conhecimento às etapas anteriores.

Também assistiram à palestra, alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos em Agronegócio da instituição e técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

De acordo com a coordenadora do curso superior da Faculdade CNA, Fernanda Nonato, a iniciativa de trazer um profissional que atua diretamente no setor, enriquece o conhecimento e estimula os alunos a desenvolverem seus projetos integradores, com o diagnóstico e proposta de intervenção em um determinado elo ou gargalo de uma cadeia produtiva do agronegócio.

“O Brasil tem no agronegócio uma estratégia de inserção na economia mundial e as exportações de produtos agrícolas brasileiros vêm desempenhando um papel fundamental dentro desse contexto, por isso é importante que nossos estudantes tenham noção do cenário e, principalmente, entendam um dos principais gargalos do setor, os problemas logísticos da exportação brasileira que implica em custos e perda de competitividade”, finalizou a coordenadora.

Para conhecer o curso superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia CNA, acesse: www.faculdadecna.org.br

Assessoria de Comunicação do SENAR
Foto: Wenderson Araújo
(61) 2109-1332
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil