Dia de Campo debate pecuária leiteira no interior de Goiás nesta sexta-feira

09/04/2015

O município de Mineiros recebe, nesta sexta-feira (10), o 7º Dia de Campo Goiás Mais Leite – Metodologia Balde Cheio. O evento é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás) e conta com a parceria do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). O objetivo é orientar os produtores da região sobre como produzir mais e com qualidade. Presidente do Sistema FAEG, José Mário Schreiner também irá participar.

O evento será realizado na Fazenda Experimental Luiz Eduardo de Oliveira Sales (antigo IPAF) da Unifimes e contará com quatro palestras durante a programação que começa às 8h e termina com almoço às 12h. O primeiro palestrante será o chefe do Departamento Técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique que falará sobre a cadeia produtiva do leite. Na sequência, o engenheiro agrônomo Manuel Rodriguez Carballal, da Unifimes falará sobre experimentos e sistema de produção.

Responsável pelo programa Goiás Mais Leite, o médico veterinário do SENAR Goiás, Marcos Henrique Teixeira, irá apresentar os resultados obtidos no município de Mineiros. Por fim, o Consultor Técnico do Senar Goiás, Carlos Eduardo Freitas apresentará dados sobre sustentabilidade na atividade leiteira.

Quadros de reprodução
Durante o evento, 23 produtores integrantes do Goiás Mais Leite em Mineiros receberão quadros de controle de reprodução. Para os produtores, o Quadro Reprodutivo é importante porque, por meio dele é possível realizar um manejo reprodutivo. Informações como: data de inseminação, parto, período de lactação, entre outros. Estes quadros foram adquiridos por meio de uma parceria fechada com a Nova Zelândia.

Programa Goiás Mais Leite
Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Goiás) e pela FAEG desde 2010,o Programa Goiás Mais Leite – Metodologia Balde Cheio leva conhecimento técnico aos produtores. Dessa forma, muitas vezes é possível aumentar os ganhos reduzindo despesas e até mesmo rebanho. Em Goiás, o Programa Goiás Mais Leite já atende a cerca de 800 produtores e envolve cerca de 50 técnicos.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG
www.sistemafaeg.com.br