Cursos do SENAR-MT ajudam a melhorar a renda do produtor rural

15/07/2013

Em busca de novos cursos e oficinas para qualificar os trabalhadores rurais de seus municípios, mais de 20 presidentes de sindicatos rurais de Mato Grosso estiveram reunidos no estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), montado na 49º Expoagro, em Cuiabá.

De acordo com o presidente do sindicato rural de Sorriso, Laércio Pedro Lens, os cursos mais procurados são aqueles sobre as Normas Regulamentadoras (NRs). “Mas também tem havido muita demanda para os cursos e oficinas de beneficiamento de carne, pescado, leite, horticultura e manutenção de tratores e implementos agrícolas”, declarou. 

O presidente do sindicato rural de Nova Ubiratã, Fabio Luis Bratz conta que em seu município há 1.700 famílias de pequenos produtores. No ano passado o sindicato rural realizou 32 cursos em parceria com o SENAR-MT. “Em 2013 pretendemos superar esta meta. O resultado desta parceria foi um aquecimento na economia local”, revelou.

Fabio explica que ao participar dos cursos do SENAR-MT, os pequenos produtores aprendem a aproveitar tudo o que o que produzem em suas propriedades. Muitos passam a vender os produtos que aprenderam a produzir nos treinamentos do SENAR. Segundo o presidente isso gera renda para as famílias e incrementa a economia do município.

O presidente do sindicato rural de Tapurah, Silvesio de Oliveira compartilha da mesma ideia. “Temos muitos assentamentos e os cursos do SENAR-MT ajudam a melhorar a renda das famílias e, consequentemente a qualidade de vida da comunidade”. Em 2012 o sindicato rural de Tapurah realizou 20 cursos em parceria com o SENAR-MT. “Este ano nossa meta é a realização de 30 treinamentos", afirmou Silvesio. 

Outro ponto importante da parceria entre os sindicatos rurais e o SENAR é a qualificação de mão de obra. “Este é um dos gargalos do setor de agronegócios em Mato Grosso. Nesse aspecto, o SENAR-MT é o nosso principal parceiro”, ressalta o presidente do sindicato rural de Tangará da Serra, Ricardo Daher.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br