Cursos de Promoção Social atendem Turmalina e Leme do Prado

15/12/2017

O SENAR Minas, com apoio do Clube do Galope de Turmalina, certificou 21 mulheres do Vale do Jequitinhonha nos cursos de Planejamento de Cardápios e de Artesanato em Tecidos / Patchwork na primeira quinzena de dezembro. As aulas foram ministradas pelas instrutoras Luciana Figueiredo Nogueira e Maria Nilza Ribeiro, respectivamernte.

Com carga horária de 40 horas-aula, o treinamento foi ministrado por Luciana Figueiredo e teve em seu conteúdo noções de boas práticas na manipulação, conservação, armazenamento, higienização, branqueamento de alimentos e técnicas sobre processamento in natura no preparo de sucos e saladas e outros conhecimentos.  “O curso foi um sucesso! Houve um grande envolvimento entre as participantes. Todas se mostraram engajadas em aprender novas técnicas”, avaliou a instrutora.

A aluna Sueli Lemes Santos elogiou o SENAR pela oportunidade e comentou ter aprendido muitas receitas saborosas e saudáveis com a instrutora Luciana. As aulas foram realizadas no Centro Comunitário da cidade de Leme do Prado.

Patchwork

O curso de Patchwork foi realizado na comunidade Campo Buriti e teve como objetivo ensinar a confeccionar peças de enxoval. As aulas foram ministradas pela artesã Maria Nilza Ribeiro, que treinou as técnicas de aplicação de retalhos para confeccionar peças artesanais para 10 mulheres da zona rural de Turmalina. Durante cinco dias, as participantes puderam estudar sobre a história do Patchwork e confeccionar fronhas, almofadas, toalhas e pegadores de panela.

Além das técnicas especificas de cada curso, todas as participantes receberam orientações sobre cuidados pessoais e segurança no trabalho.

Assessoria de Comunicação SENAR/MG