Curso de planejamento de cardápios permite economia em escola

10/08/2017

A Escola Estadual Quinca Franco, em Durandé, teve resultados positivos após o curso de Planejamento de Cardápios, realizado pelo SENAR Minas. Treze funcionários, que atuam em serviços externos e dentro da cozinha, aprenderam cuidados higiênicos e receitas saudáveis, além de como aproveitar melhor os alimentos. A capacitação foi no fim de julho, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Manhumirim.

Uma das propostas do curso é conscientizar os participantes a buscarem mais economia no processamento de diversos tipos de alimentos. Essa mudança já é sentida na escola, de acordo com o vice-diretor Flávio José da Silva. Segundo ele, a ideia de participar do curso surgiu justamente com esse objetivo.

“O consumo de óleo e sal, por exemplo, já diminuiu bastante e as verduras provenientes da agricultura familiar estão sendo melhor aproveitadas, conforme a instrutora ensinou. Além dos benefícios para a escola, os funcionários aprenderam sobre segurança, sobre se prevenir de possíveis acidentes na cozinha”, destacou.

Para o vice-diretor, os cursos oferecidos pelo SENAR Minas têm qualidade e a escola ainda pretende participar de outros treinamentos. No fim de 2016, todos os professores participaram do Programa Esporte na Escola, que trabalha uma alternativa metodológica para o ensino de modo a melhorar o rendimento dos alunos.

“Foram duas turmas, totalizando 42 docentes. Eles conheceram diferentes ângulos para o processo de ensino-aprendizagem. Alguns professores mudaram totalmente a forma de ensinar”, contou.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br