Casa de Apoio à Saúde Rural será modelo para outros estados

11/07/2017

Criada com o objetivo de oferecer amparo ao produtor rural no momento em que ele necessita de tratamento de saúde na capital, a Casa de Apoio à Saúde do Produtor Rural em Goiânia é um projeto piloto, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) pretende implantar em outros estados. No dia 7 de julho, o secretário executivo do SENAR Brasil, Daniel Carrara, visitou a Casa de Apoio e aprovou. Carrara disse aos colaborados que o trabalho realizado é mais importante do que eles imaginam. “O SENAR deseja atender o produtor rural naquilo que ele precisa. Entendemos que a saúde é extremamente importante. Assim como na cidade, a falta de atendimento médico é um problema. E no campo não é diferente. Quando o presidente da Federação José Mário apresentou a ideia de abrir um espaço para atender o produtor rural que busca tratamento de saúde, apoiamos essa ação social”, ressaltou.

Carrara ressaltou ainda que o modelo de trabalho que vem sendo realizado em Goiânia pode ser desenvolvido em outros estados. “Queremos multiplicar esse conceito de trabalho. A carência de atendimento ao produtor rural não é um problema só de Goiás, mas também de todo o país. Por isso, a parceria com o  SENAR Goiás está sendo desenvolvida com um modelo de projeto para ser implantado em todo o Brasil”, diz.

Apresentação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner - idealizador do projeto, foi quem apresentou a Casa de Apoio ao visitante. O superintendente do SENAR Goiás, Antônio Carlos de Souza Neto, e o diretor da Casa, Antônio de Freitas Filho também participaram da visita. José Mário lembrou que o local recebe produtores de todos os municípios goianos, encaminhados pelos sindicatos rurais. Hoje, a Casa realiza mais de três mil atendimentos por mês. “É uma alegria muito grande ver esse lugar cheio e servindo de amparo para tantas pessoas do meio rural e seus familiares. Buscamos melhorar nosso trabalho a cada dia, já que estamos sendo avaliados para servimos de modelo para outros estados”, observou o presidente da Faeg.

A Casa de Apoio à Saúde do Produtor Rural proporciona, de forma gratuita, serviços de qualidade tanto para o hóspede, quanto para seu acompanhante, podendo permanecer no local pelo tempo que necessitarem. Para agendar uma vaga no local é preciso entrar em contato com o Sindicato Rural do município.

Assessoria de Comunicação do SENAR Goiás
Texto: Francis Telles
Fotos: Larissa Melo
www.sistemafaeg.org.br