ATeG do SENAR mais próxima do meio acadêmico

02/08/2017

Além de atender o produtor rural e proporcionar a melhoria da produtividade no campo, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) também pode contribuir com estudos e pesquisas do meio acadêmico. A metodologia foi apresentada durante o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), que acontece até o dia 3 de agosto, na Universidade Federal de Santa Maria (RS).

O evento tem como tema “Inovação, Extensão e Cooperação para o Desenvolvimento” e reúne pesquisadores e professores de universidades de todo o Brasil. A atuação do SENAR na ATeG foi um dos destaques do painel “Experiências Inovadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural  (ATER)”, realizado nesta segunda-feira (31/7). Segundo o coordenador nacional de ATeG do SENAR, Matheus Ferreira, que foi o responsável pela apresentação, a metodologia despertou o interesse dos participantes, principalmente em relação ao dados gerados pela ATeG do SENAR.

Matheus Ferreira, coordenador nacional de ATeG do SENAR

“O nosso objetivo é atender o produtor rural e melhorar os índices de sua atividade rural, mas as informações que são compiladas pela nossa Central de Inteligência podem contribuir para análises mais aprofundadas, que vão gerar conhecimento e maior eficiência. Isso vai beneficiar todo o setor e retornar para o próprio produtor, facilitando a sua tomada de decisão”, projeta Matheus Ferreira.  

O painel foi organizado pelo representante do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), João Cruz Reis Filho, e também contou com a participação de Lino Geraldo Vargas Moura, da Emater/RS; e de Adriano Provezano Gomes, da UFV. Eles falaram, respectivamente, sobre “Gestão Sustentável da Propriedade Rural” e “O Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL)”.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil