ATeG do SENAR firma parceria com cooperativa do Paraná

02/02/2017
Grupo da Castrolanda que participou da capacitação em ATeG Grupo da Castrolanda que participou da capacitação em ATeG

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que já está sendo aplicada em 23 Administrações Regionais da entidade, agora também será executada por uma cooperativa.

A parceria foi firmada com a Castrolanda, localizada em Castro (PR). Depois de 10 dias de treinamento sobre a metodologia e o software da ATeG, um grupo formado por técnicos, supervisores e coordenadores da cooperativa foi capacitado para prestar Assistência Técnica e Gerencial em propriedades de bovinocultura de leite.

A capacitação foi coordenada pelo instrutor de ATeG do SENAR, Tayrone Prado, e pelo assessor técnico da Central de Inteligência, Fernando Borges Fernandes. “É uma nova fase para o SENAR. Além das nossas regionais que já desenvolvem ações de ATeG, estamos iniciando parcerias com empresas para a execução de projetos semelhantes”, revela Fernandes.

Fernando Fernandes explicou como funciona o software para a turma

O gerente da área de Negócios Leite da Castrolanda, Henrique Costales Junqueira, explica que a cooperativa vem procurando padronizar a metodologia de assistência técnica prestada aos produtores há alguns anos e o modelo proposto pelo SENAR superou a expectativa. “A ATeG trouxe os conceitos que estávamos procurando, princípios universais de gestão e melhoria contínua. Não é apenas um software. É uma metodologia pensada, que já foi aplicada em outras regiões e que ainda oferece capacitação para os nossos técnicos”, ressalta ele.

Segundo Junqueira, inicialmente será contemplado um grupo de 155 produtores formado por participantes do programa Mapa Leite. A expectativa é ampliar esse número gradativamente podendo alcançar mais de 400 produtores, contando com outros associados à Castrolanda. Outras áreas da cooperativa, como a de Negócios Agrícola e de Ovinocultura, também demonstraram interesse em conhecer a ATeG do SENAR.

“Acredito que um dos principais benefícios será a qualidade da assistência técnica que nós vamos entregar, além da padronização do trabalho e do interesse que será despertado no produtor em discutir o seu negócio. Antes, os relatórios e a devolutiva eram apresentados a cada seis meses. Agora, com a metodologia e o software do SENAR, poderemos fazer uma avaliação de indicadores de desempenho e de gestão em todas as visitas”, destaca.

A parte de metodologia foi coordenada pelo instrutor Tayrone Prado (à esquerda, de camisa roxa)

Uma das maiores do Brasil

A Castrolanda é uma cooperativa do segmento agropecuário com unidades de negócios divididas em Operações (agrícola, carnes, leite, batata, feijão e corporativa) e a Industrial (carnes, leite, batata). Fundada em 1951, a Castrolanda tem 2.600 funcionários atualmente.

A unidade Leite conta 425 produtores atendidos e captação média de 740 mil litros de leite/dia, colocando a cooperativa entre as seis maiores empresas de lácteos do Brasil.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
senar.org.br
canaldoprodutor.tv.br
facebook.com.br/SENARBrasil
twitter.com/SENARBrasil