Alunos do curso Técnico em Agronegócio do SENAR participam de aula prática sobre a Cultura da Seringueira

26/06/2018

Com intuito de agregar mais conhecimento aos alunos do Curso Técnico em Agronegócio, do polo de Araguaçu, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pelo presidente Paulo Carneiro, está realizando através do Sindicato Rural de Araguaçu, presidido pelo presidente Carlos Ribeiro Soares, aula prática com dia de campo, realizada na Fazenda Bandeirantes, sobre a Cultura da Seringueira, estão participando 25 alunos do curso, acompanhados do instrutor Gilson Araújo de Freitas.

A grade curricular do Curso Técnico em Agronegócio é bastante extensa e abrange vários temas como por exemplo, além da Cultura da Seringueira vários outros temas são abordados durante todo o curso:

Contexto da Agricultura em Sistemas de Produção Sustentável (Aspectos Econômicos e Sistemas de Produção Sustentável, tais como Agricultura Orgânica, Produção Integrada Agropecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Sistema Solo-Planta-Atmosfera (Estuda a importância da água, solo, planta e atmosfera na produção vegetal, bem como os sistemas de manejo do solo)

Nutrição Mineral de Plantas e Fertilidade do Solo (Estuda o Deslocamento dos nutrientes na planta, Absorções radicular e foliar dos nutrientes, bem como a calagem, gessagem e adubação)

Cultura da Soja (Exigências Climáticas e Ambientais, como Água, Exigências térmicas e fotoperiódicas, Planejamento do plantio e preparo do solo; morfologia e fenologia da planta, bem as medidas de controle de plantas daninhas, pragas e doenças).

Agricultura de Precisão (Visto as principais ferramentas para a Agricultura de Precisão, bem como o uso do Sistema de Posicionamento Global –GPS na aplicação Fertilizantes e corretivos através do sistema de taxa variada.

O Curso Técnico em Agronegócio do SENAR é gratuito e semipresencial, ideal para quem vive no campo ou no interior e não tem tempo ou possibilidade de frequentar aulas em uma escola regular. Oitenta por cento das aulas são a distância, disponibilizadas na internet e em vídeos. Para reforçar os conteúdos, o aluno conta com apostilas elaboradas com exclusividade para o curso.

Para o aluno Cardoso Milhomem da Silva, esse tipo de aula agrega mais conhecimento de técnicas adequadas e facilita melhor a aprendizagem do que está sendo repassado. “Acredito que com esse dia de campo proporcionado a todos nós alunos, servirá de incentivo para muitos que não conheciam como funciona a Cultura da Seringueira, fiquei encantado com tudo que foi repassado durante esse encontro, tenho certeza que sairemos daqui com uma bagagem cultural muito grande de conhecimento. ” Comenta o estudante.

Assessoria de Comunicação Senar Tocantins