Ação do SENAR que aproxima o campo da cidade é sucesso no Manauara Shopping

09/06/2017

Vacas, porquinhos, bezerros e grandes plantações. Estes são alguns dos ‘personagens’ que o público que visitar o Manauara Shopping até a próxima segunda-feira, 12, poderá se deparar logo na entrada do empreendimento. Isso porque o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que promove formação profissional rural em todo o País escolheu a capital amazonense para trazer sua exposição “Uma janela para o futuro do Brasil – ação de realidade aumentada”.

Ao entrar no shopping, crianças e adultos enxergam em uma grande tela com tecnologia de realidade virtual, a sua própria imagem caminhando no shopping, porém com uma paisagem diferente. Em meio ao piso do lugar, brotam grandes árvores e passam animais. O público pode simular contato com animais e plantas, tirar fotos e interagir livremente.

A exposição que desde o dia 6 de junho já está fazendo sucesso, principalmente entre as crianças, tem o objetivo, segundo a superintendente do SENAR/AM, Jeyn’s Alves, de aproximar as pessoas que vivem em grandes áreas urbanas – como é o caso de Manaus - do que é o campo e o setor primário.

“Essa ação é o primeiro passo para chamarmos atenção do público para a área rural. Como Manaus é muito urbana, é importante despertar e colocar as pessoas em contato com esse universo do campo. Dessa forma elas podem, inclusive, sentir interesse em saber mais sobre o setor primário e sobre o trabalho da instituição (SENAR) no Amazonas, ou seja o que faz e que tipo de trabalho realiza levando educação para o campo”, detalhou a superintendente.

Para ela, a atividade também comprova que o setor primário – agricultura, pecuária e outras atividades – já tem a tecnologia presente em seu dia a dia. “Assim como a ação mostra um campo tecnológico, a tecnologia existe sim nas atividades do setor primário, permitido produção de alimentos mais inteligentes, com mais qualidade, menos desperdício e mais sustentabilidade”, avaliou.

Sucesso entre crianças e adolescentes

A radialista, Elizama Lira, 34, estava de passagem pelo shopping, quando a filha, Hadassah, de três anos, viu a grande tela e ficou encantada com os animais. “Para as crianças que desde muito pequenas já estão conectadas om esse mundo virtual é importante trazer assuntos educativos. E colocar minha filha em contato com a natureza e com animais que muitas vezes ela não tem acesso nenhum, é muito interessante”, comentou

A estudante, Karen Freitas, 15, também aprovou a experiência. “Eu sou de Fortaleza. Estou de férias em Manaus e fiquei alegre de ver essa ação. Achei bem divertido. Espero que a exposição possa chegar na minha cidade”, disse.

A atividade é gratuita e está disponível no horário de funcionamento do shopping. Apenas no domingo, o funcionamento será de 14h às 20h.

A ação

Manaus é a terceira capital do País a receber ação inédita que mostra o campo com tecnologia de realidade aumentada e marca o início das comemorações dos 25 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Para a Administração Regional do SENAR, no Amazonas, o evento contribui no sentido de divulgar o trabalho realizado pela entidade no Estado. A administração regional oferece 35 cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) em 9 linhas de atuação: agricultura, aquicultura, atividades de apoio agro-silvo-pastoril, extrativismo, pecuária, alimentação e nutrição, artesanato e educação para organização comunitária.

Serviço

O que: Campanha “Uma Janela para o futuro do Brasil” – Ação de realidade aumentada em comemoração aos 25 anos do SENAR
Quando: de 06 a 12 de junho
Onde: Manauara Shopping, Manaus-AM
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

Assessora de Comunicação SENAR/AM
www.senar-am.org.br