11 out 2017

Embrapa promove curso sobre Produção de Bacillus thuringiensis: da bactéria ao produto

Placas de Petri com Bacillus thuringiensis. Foto: Claudio Bezerra

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF, promove no período de 23 a 27 de outubro de 2017 curso sobre Produção de Bacillus thuringiensis: da bactéria ao produto. O objetivo principal é capacitar pesquisadores, estudantes e profissionais do agronegócio na produção do microrganismo Bacillus thuringiensis, também conhecido como Bt. Trata-se de uma bactéria utilizada em pesquisas de controle biológico em todo o mundo há mais de 40 anos. A grande vantagem é que ela é entomopatogênica, o que significa que é específica para controlar o inseto-alvo e, portanto, completamente inofensiva a qualquer ser vivo. Prova disso é que conta com aval da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda o seu uso até mesmo na água para consumo humano.

A Embrapa trabalha com Bacillus thuringienses desde a década de 90, quando iniciou as pesquisas para a produção de inseticidas biológicos. A equipe da pesquisadora Rose Monnerat, coordenadora do curso, já desenvolveu cinco bioinseticidas à base da bactéria: o Bt-horus, para o mosquito da dengue Aedes aegypti (2005); o Ponto.Final, para as lagartas que atacam culturas agrícolas (2009); o Fim da Picada, para borrachudos (2010); o Inova-Bti (2016) e o Strike Bio-Bti (2017), estes últimos também para o controle do mosquito Aedes aegypti.

Estão sendo oferecidas neste curso 20 vagas. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 500, a ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). A inscrição pode ser feita na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pelo endereço https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-bacillus até o dia 19 de outubro próximo.

Aulas serão ministradas por equipe de laboratório acreditado pelo INMETRO

A coordenação técnica do curso é da pesquisadora Rose Monnerat, responsável pelo Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizado em Brasília – DF. O laboratório é acreditado desde 2014 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO – na norma de qualidade ABNT NBR ISO/IEC 17.025, o que o torna apto a prestar serviços a instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior. Também participam como instrutores os pesquisadores e técnicos Carlos Marcelo Soares, Lilian Botelho, Érica Soares Martins Queiroz e Paulo Martins Queiroz.

No conteúdo programático do curso, que tem um total de 32 h/aula, há aulas teóricas abrangendo diversos conceitos relacionados ao tema Bacillus thuringiensis, tais como Histórico, Aspectos gerais, Caracterização e Armazenamento; Produção (estrutura, meios de cultura, processos fermentativos); Formulação e Controle de qualidade. Já a parte prática inclui aulas de Produção em reator; Produção em baldes; Controle de qualidade e Testes de eficácia.

Inscrições até o dia 19 de outubro de 2017 no site: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-bacillus

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *