Agricultura de precisão

SENAR

Por SENAR-MT*

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e a InCeres – Sistema para Agricultura de Precisão garantirá o acesso dos instrutores credenciados junto a instituição de ensino e participantes dos treinamentos da área de agricultura de precisão à plataforma InCeres. Além da ferramenta, esta parceria garante encontros mensais para atualização de informações e conhecimento.

O InCeres é uma plataforma para a agricultura de precisão e manejo tradicional da lavoura que reúne agilidade e facilidade de uso com um sistema sofisticado de gerenciamento de dados. Tudo isso suportado por uma sólida base geoestatística e profundos conhecimentos agronômicos. “O sistema permite gerenciar o solo e processar mapas de fertilidade e produtividade em tempo real, via web e oferece um sistema único de gestão da análise do solo, que facilita o trabalho de campo e reduz custos”, explica o gerente comercial da InCeres, Plinio Marcos Negrão Ferreira Dias

Dias aponta que o principal benefício desta parceria é a capacitação das pessoas que atuam no setor de agricultura de precisão. “É necessário desenvolver e capacitar estes profissionais para que possam fazer um bom uso de todas as ferramentas em agricultura de precisão, incluindo o softtware InCeres”.

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, destaca que para os instrutores credenciados junto à instituição de ensino e participantes dos treinamentos da área de agricultura de precisão essa parceria será mais uma ferramenta para a capacitação do profissional. “É um setor muito carente de mão de obra qualificada. Além de utilizar o software eles poderão participar de encontros mensais para discutir assuntos relacionados a agricultura de precisão”.

Dias acrescenta que nestes encontros são abordados diversos temas como o uso de geoestatisticas, recomendações agronômicas e até métodos mais teóricos e atuais de correção do solo.  “Com isso estes profissionais formados pelo SENAR-MT terão a oportunidade de estarem sempre atualizando o conhecimento sobre o setor e, consequentemente tornando o sistema mais eficiente, sustentável e muito mais econômico”.

O gerente da InCeres acrescenta ainda que a agricultura de precisão é uma área relativamente nova no agronegócio e com uma tendência de crescimento bastante pronunciada e contendo muitos investimentos internos. “Com a nossa plataforma é possível fazer um uso muito mais racional dos insumos agrícolas”.

Assista ao vídeo Agricultura de precisão e a conservação ambiental do Agricultura Consciente. O canal conversou com o pesquisador Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação, sobre algumas soluções da agricultura de precisão para o uso eficiente de insumos no campo.

Saiba mais:

Reunião da Comissão Nacional de Agricultura de Precisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tratou esta semana sobre a disseminação da técnica no País. O Canal do Produtor TV conversou com o chefe da Divisão de Agricultura de Precisão do MAPA, Fabrício Vieira Juntolli, que falou sobre as medidas que o órgão está adotando para aumentar a produtividade no campo com a técnica. A reunião também tratou de uma nova ferramenta que está sendo elaborada para organizar o volume de informações sobre AP, o Bigdata.

Assista abaixo a matéria do Jornal do Produtor:

Por SENAR-RS*

A agricultura de precisão é um dos destaques do Salão do Empreendedor Rural na Expointer 2016, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE-RS, através do Programa Juntos para Competir. Com 140 m², a inédita Área de Tecnologia desafia o produtor rural a alcançar altas produtividades no plantio de milho. Uma estrutura montada no Pavilhão Internacional com cinco espaços específicos mostra técnicas para aperfeiçoar as etapas do cultivo, aumentando a produtividade e reduzindo custos. A Expointer ocorre entre 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Cada um dos espaços simula determinada etapa do cultivo. No primeiro, há um mini pivô central a fim de mostrar o manejo da lavoura com área irrigada, técnicas de irrigação mais eficazes e intervenções necessárias, além da utilização de um drone (equipamento aéreo comandado por controle remoto) para monitoramento da atividade. O segundo espaço aborda o grid amostral georreferenciado, uma análise de solo que aponta a quantidade de nutrientes encontrada em determinadas áreas da propriedade. A terceira etapa aborda o mapa de aplicação de fertilizantes conforme o mapa de fertilidade, elaborado a partir da fase anterior.

Já no quarto espaço da Área de Tecnologia o visitante pode conferir o plantio preciso de sementes e distribuição especial conforme as velocidades do implemento utilizado. A última etapa apresenta o mapa de colheita, através do qual o produtor tem condições de medir a produtividade de toda área plantada.

As atividades da Área de Tecnologia são gratuitas e conduzidas por técnicos do SENAR-RS, que apresenta parte dos conteúdos trabalhados regularmente através do Programa de Tecnologia de Precisão no interior gaúcho. A proposta da ação é estimular o domínio de tecnologias no campo para crescimento da agricultura de precisão no estado. O horário de funcionamento do espaço é das 8h30 às 18h30.

Salão do Empreendedor Rural

O espaço, de 1.200 metros quadrados, destaca, ainda, cinco importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura, olivicultura e cultura do milho. Nestas áreas tem enfoque toda a cadeia produtiva, e como tendência será abordado o forte avanço da olivicultura no Estado.

Na Arena do Conhecimento o visitante tem acesso a capacitações e troca de experiências para melhoria de sua propriedade. Entre os principais assuntos, estão: Grandes Culturas Anuais – Milho; Apicultura; Fruticultura; Olericultura; Olivicultura; Turismo Rural; Empreendedorismo; Energia Sustentável e Tendências do Agronegócio. No Espaço de Atendimento, os empreendedores rurais têm acesso a duas ferramentas específicas, que fornecem suporte de gestão e diversificação produtiva.

A programação compreende, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da FARSUL, que chega na sua oitava edição para destacar aspectos que agregam valor ao produto local. Por sua vez, a Vitrine da Alimentação e Nutrição destaca, através de receitas simples e práticas, a utilização dos principais produtos do Estado, entre eles o mel, as frutas e o mais recente azeite de oliva.

No quadro SENAR Responde do Canal do Produtor TV, direito da Expointer 2016, o coordenador da Divisão Técnica do SENAR Rio Grande do Sul, João Augusto Telles, falou sobre as inovações na área de agricultura e irrigação de precisão que estão sendo demonstradas aos produtores que visitam a feira no Salão do Empreendedor, uma parceria do programa Juntos para Competir, desenvolvido pelo Sistema FARSUL/SENAR-RS e Sebrae/RS. No espaço, é possível conhecer as inovações do setor desde o plantio até a preparação do solo e o mapa de colheita.

Telles explica o que o produtor precisa fazer para adotar as técnicas de agricultura e irrigação de precisão. “O produtor precisa ter um projeto, porque não é tão simples quanto comprar uma máquina aqui na feira, por exemplo. Tem que ter uma licença ambiental para ele poder implementar o investimento que vai dar uma garantia ao produtor de produção e produtividade.”

Você pode acompanhar as novidades do Salão do Empreendedor e a programação da Expointer pelo Canal do Produtor -www.canaldoprodutor.tv.br

Assista abaixo a entrevista completa do coordenador da Divisão Técnica do SENAR-RS.