21 fev 2017

Técnicos do projeto ABC Cerrado participam de treinamento em Belo Horizonte

Por SENAR Minas*

Nesta segunda-feira (20/02), 13 técnicos e dois supervisores do projeto ABC Cerrado estão na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR MINAS), em Belo Horizonte, recebendo treinamento para mobilizar produtores que participarão da 2ª fase do projeto. Cristiane Camboim – coordenadora de Avaliação de Impacto do projeto – e Mateus Tavares, coordenador do Projeto ABC Cerrado, também estão desenvolvendo as atividades.

De acordo com o analista técnico de Formação Profissional Rural (FPR) Caio Sérgio Oliveira, esta nova fase do projeto será feita na mesma região da 1ª – municípios do bioma Cerrado. O objetivo é mobilizar 30 produtores por turma para ter três grupos distintos: um grupo controle que não recebe assistência técnica e nem capacitação; um grupo que receberá apenas capacitação e outro que receberá ambos.

“Os resultados dos três grupos serão comparados para vermos onde obtivemos mais efeitos. Isso vai nortear a pesquisa sobre a efetividade do ABC Cerrado que será avaliada pelo Banco Mundial, patrocinador do projeto”, detalha Caio Sérgio.
Avaliações

Até quarta-feira (22), Cristiane Camboim e Mateus Tavares, continuam em Belo Horizonte para reuniões com o superintendente Antônio do Carmo Neves, o coordenador de Formação Profissional Rural Luiz Ronilson Araújo e o analista técnico Caio Sérgio Oliveira para discutir o projeto e ajustar a documentação para balanço e auditoria da iniciativa em Minas Gerais.

O projeto

O ABC Cerrado atende quatro processos tecnológicos: Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Sistema de Plantio Direto, Florestas Plantadas e Recuperação de Pastagens Degradadas. A primeira tecnologia trabalhada em Minas foi a de recuperação de pastagens, que capacitou os produtores com a meta de estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade na atividade rural.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *