10 jun 2016

SENAR do Maranhão capacita técnicos de campo em tecnologias do Projeto ABC Cerrado

*Do SENAR/MA

publicaçãoweb

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR/MA) realizou treinamento para profissionais que serão selecionados para atuar na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Projeto ABC Cerrado. Eles foram capacitados nas tecnologias Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas, que serão aplicadas em 400 propriedades do estado assistidas pelo programa a partir do mês de agosto.

O treinamento técnico foi o ponto alto da capacitação. Os participantes assistiram a aulas ministradas pelos consultores do SENAR Brasil, Alex Melotto, Ronaldo Trecenti e Moacir Medrado com o objetivo de selecionar vinte profissionais que atuarão na ATeG por  dezoito meses consecutivos.

Orientação

Os técnicos de campo, supervisores e técnicos convidados de instituições parceiras como Agerp, (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) e da Semapa, (Sistema Estadual de Produção e Abastecimento) e produtores rurais, receberam orientação dos consultores do SENAR, quanto do professor da Universidade Estadual do Maranhão, (UEMA) e proprietário da fazenda, Luciano Muniz, que desenvolve no local, pesquisa sobre o sistema ILPL – e o técnico da Embrapa Cocais, José dos Santos Benício.

No encontro estavam ainda, a técnica do SENAR responsável pelo programa ABC Cerrado no Maranhão, Aline Saldanha, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Santigo e o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, que na oportunidade, exaltou as novas tecnologias empregadas  no local e que serão aplicadas nas propriedades pela equipe treinada pela  instituição. Ressaltou a valorização da sustentabilidade e disse que os ensinamentos em sala de aula foram fundamentais para uma nova visão da agricultura no estado.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *