27 set 2019

Senar apresenta Projeto ABC Cerrado em fórum mundial de paisagens

Brasília/DF (27/09/19) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai apresentar os resultados do Projeto ABC Cerrado no Fórum Global de Paisagens (GLF 2019) neste sábado (28) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.

“Os resultados do ABC Cerrado vão responder o que é importante para se implementar práticas sustentáveis de produção no setor agropecuário”, explicou Mateus Tavares, coordenador do projeto no Senar.

A iniciativa é uma parceria com Ministério da Agricultura, Embrapa e Banco Mundial e já atendeu mais de sete mil produtores rurais nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Mateus Tavares, coordenador do ABC Cerrado no Senar.

Segundo Tavares, a capacitação aliada à assistência técnica foi o diferencial do ABC Cerrado. “O projeto mostrou que o impacto na adoção de tecnologias foi 34% maior nas propriedades que receberam assistência técnica e capacitação, em comparação com os produtores que não receberam nenhum atendimento. Esse dado mostra como a assistência técnica e gerencial é uma ferramenta importante na implementação das práticas sustentáveis.”

Além de Tavares, o pecuarista Otto Valadares também participará do evento apresentando os números da sua propriedade. Ele é um dos produtores rurais atendidos pelo ABC Cerrado que implementou recuperação de pastagens e integração lavoura-pecuária na fazenda Tamboril em Arinos (MG).

Otto Oliveira e Mateus Tavares

“Com o ABC Cerrado não tivemos mais perdas de animais porque passamos a executar as técnicas e melhoramos a pastagem. Perdíamos em torno de 80 matrizes/ano e depois que minha mãe encabeçou nossa participação no projeto, tivemos rendimentos altamente positivos com o aumento no volume de nascimentos”, destacou Valadares.

A mãe do produtor, dona Antônia Luíza de 77 anos, foi quem incentivou os filhos a participarem do projeto. Depois dos resultados, a propriedade da família virou modelo para os vizinhos. “O mérito desses resultados é todo da minha mãe”, concluiu Otto Valadares.

O Fórum Global é uma plataforma mundial voltada ao diálogo e ao compartilhamento de conhecimento sobre o uso sustentável da terra.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *