24 jan 2018

Senar apresenta ABC Cerrado para gerente de meio ambiente do Banco Mundial na América Latina

Brasília-DF (23/01/18) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou na segunda (22) o Projeto ABC Cerrado para a gerente de Práticas Globais do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Banco Mundial na América Latina, Valerie Hickey, que visita o Brasil esta semana.

Valerie Hickey, gerente de Meio Ambiente do Banco Mundial 

O encontro aconteceu na sede do Banco, em Brasília, e contou também com a participação de Maurizio Guadagni, gerente do projeto na instituição financeira, e de Klas Sander, economista ambiental.

“Esse tipo de reunião sinaliza que os resultados iniciais do ABC Cerrado despertaram interesse e vão balizar a tomada de decisão do banco em relação a outros projetos com o Senar”, afirmou o gestor do projeto, Mateus Tavares.

Mateus Tavares, gestor do Projeto ABC Cerrado no Senar

O ABC Cerrado é uma parceria do Senar, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa com recursos do Banco Mundial para levar capacitação ao produtor rural em quatro tecnologias de baixa emissão de carbono além de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“A assistência técnica aliada à capacitação pode mudar o comportamento do produtor, contribuindo para a conservação do meio ambiente”, disse a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andrea Barbosa.

Andréa Barbosa, diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar

O ABC Cerrado promove treinamentos nas tecnologias de Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas. São atualmente 4,3 mil produtores atendidos, desses, 1,7 mil já receberam assistência técnica do Senar. No primeiro ano de assistência técnica, mais de 76 mil hectares de pastagens degradadas foram recuperados.

“Sermos capitaneados pelo Banco Mundial e podermos reunir as áreas de meio ambiente e produção é uma oportunidade para o mundo saber que o Brasil tem condições de produzir e, ao mesmo tempo, conservar seus recursos naturais”, avaliou o diretor de ATeG do Senar, Matheus Ferreira.

Matheus Ferreira, diretor de ATeG no Senar

Valerie Hickey agradeceu a oportunidade de conhecer o trabalho do Senar e reforçou que o Banco Mundial está 100% comprometido com o projeto. A intenção da instituição, segundo ela, é usar a experiência positiva com o Brasil como exemplo para outros países da América Latina.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
Fotos: Tony Oliveira
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *