21 fev 2017

Embrapa abre inscrições para Dia de Campo sobre iLPF

Por Embrapa Pecuária Sudeste*

A Embrapa Pecuária Sudeste realiza, em 08 de abril, dia de campo sobre sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) em São Carlos (SP).  São 150 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 03 de abril, pelo email pecuaria-sudeste.eventos@embrapa.br.

Produtores rurais, profissionais do setor agropecuário e técnicos vão percorrer quatro estações e conhecer na prática tecnologias relacionadas aos sistemas de integração.

Pesquisadores da Embrapa vão apresentar temas como o uso do feijão Guandu BRS Mandarim para recuperação de pastagens degradadas, fertilidade do solo e produtividade de sistemas ILPF, manejo florestal e destoca em ILPF. Outro destaque será a estação que vai focar no Plano de Agricultura de Baixo Carbono (plano ABC) e fontes de financiamento para produtores interessados na implantação de ILPF.

Integração

Um estudo recente encomendado pela Rede de Fomento de ILPF e realizado pelo Kleffmann Group na safra 2015/2016 estimou que os sistemas integrados ocupam hoje 11, 5 milhões de hectares no Brasil, dos quais 860 mil hectares estão em São Paulo. A maioria dos produtores que adota esses sistemas usa o modelo lavoura-pecuária. A integração lavoura-pecuária-floresta é utilizada por 10%, ou seja, ainda há muito espaço para adoção da ILPF.

A Embrapa Pecuária Sudeste tem pesquisas com vários modelos de integração. Apesar de mais complexos, porque reúnem na mesma área diversas culturas, como grãos, carne, leite, energia e madeira, esses sistemas são alternativas para diversificar a produção e melhorar a renda, com sustentabilidade ambiental. Além disso, ILPF tem grande potencial para recuperar áreas degradadas, desenvolver pastagens com melhor qualidade, aumentar a rentabilidade por hectare e diminuir riscos financeiros.

Serviço

Dia de Campo sobre sistema ILPF
Data: 08 de abril de 2017
Horário: 8h às 12 horas.
Local: Embrapa Pecuária Sudeste – Rodovia Washington Luiz, km 234, São Carlos (SP).
Inscrições: até 03 de abril pelo email pecuaria-sudeste.eventos@embrapa.br.
Mais informações: (16) 3411-5689

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *