16 nov 2017

Ações do Projeto ABC Cerrado são destaque em premiação do Sisema

O município de Brasília de Minas ficou com o terceiro lugar do Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco”, iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A ação premiada foi o Projeto Piloto de Terraceamento em Nível, desenvolvido na zona rural de Brasília de Minas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com tecnologias do Projeto ABC Cerrado, do SENAR Minas. A categoria foi a “Melhor projeto ou prática de órgão público”.

O terraceamento e as outras práticas conservacionistas adotadas na Fazenda Buritizinho, onde o projeto foi realizado, foram trabalhadas nas capacitações do ABC Cerrado. De acordo com o técnico ABC Wender Guedes Borges (na foto abaixo, com um produtor), as entidades estão orgulhosas do prêmio. Ele acrescenta que o projeto trouxe um novo olhar para região sobre a forma de produção no campo e principalmente sobre a conservação de água e solo. “Hoje já são mais de 61 produtores rurais capacitados no município e a grande maioria já está colocando em prática as técnicas aprendidas no curso de Recuperação de Pastagens Degradadas”, conta.

O Projeto Piloto de Terraceamento em Nível teve início quando autoridades municipais visitaram uma propriedade em que o produtor foi capacitado e vem sendo assistido pelo ABC Cerrado. Ele já estava aplicando as curvas em nível e o interesse da Secretaria em expandir tecnologia na região motivou a parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília de Minas e o Senar, que promoveu uma capacitação para alguns produtores rurais que seriam beneficiados pelo projeto e também para os funcionários da prefeitura que executariam tal serviço.

O curso foi ministrado entre os dias 16 e 20 de outubro, com duração de 40 horas, promovendo a capacitação de 12 pessoas, que aprenderam a utilizar um trator com arado com foco na construção das curvas. Após conclusão do curso, os operadores da prefeitura concluíram os serviços na área e já estão iniciando em outras, com uma boa demanda por parte dos produtores, que sentiram a necessidade da conservação de água e solo.

O prêmio

O prêmio faz parte da Campanha Informativa e de Sensibilização sobre a escassez hídrica na bacia do Rio São Francisco e visa reconhecer e incentivar boas práticas ou projetos de conservação, uso racional e combate ao desperdício dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

O prêmio recebeu projetos em três categorias: melhor projeto ou prática de cidadão, grupo de cidadãos ou organização da sociedade civil; melhor projeto ou prática de órgão público e melhor projeto ou prática de empresa privada. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por servidores da Semad, Feam, Igam e IEF.

A cerimônia de premiação foi realizada na Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado, em 7 de novembro e o prefeito de Brasília de Minas Geélison Ferreira da Silva representou o município no evento.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *