22 out 2019

Governo e entidades apresentam resultados finais do ABC Cerrado

Brasília/DF (21/10/19) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Agricultura, a Embrapa e o Banco Mundial vão apresentar, no dia 6 de novembro, os resultados finais do Projeto ABC Cerrado em um evento com a presença de autoridades e produtores rurais.

O ABC Cerrado foi criado para difundir e incentivar a adoção de práticas sustentáveis nas propriedades rurais visando à redução das emissões de gases de efeito estufa nas atividades agropecuárias. A iniciativa também sensibilizou produtores rurais a investirem nas boas práticas para terem retorno econômico com conservação do meio ambiente.

O produtor que participa do Projeto tem benefícios sociais, ambientais e econômicos, que vão desde o aumento da fertilidade do solo até o aumento da produtividade.

“Os números que nós vamos divulgar mostram que o ABC Cerrado é um projeto que deu certo, trouxe aumento na produtividade, incremento de renda [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

27 set 2019

Senar apresenta Projeto ABC Cerrado em fórum mundial de paisagens

Brasília/DF (27/09/19) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai apresentar os resultados do Projeto ABC Cerrado no Fórum Global de Paisagens (GLF 2019) neste sábado (28) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.

“Os resultados do ABC Cerrado vão responder o que é importante para se implementar práticas sustentáveis de produção no setor agropecuário”, explicou Mateus Tavares, coordenador do projeto no Senar.

A iniciativa é uma parceria com Ministério da Agricultura, Embrapa e Banco Mundial e já atendeu mais de sete mil produtores rurais nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Mateus Tavares, coordenador do ABC Cerrado no Senar.

Segundo Tavares, a capacitação aliada à assistência técnica foi o diferencial do ABC Cerrado. “O projeto mostrou que o impacto na adoção de tecnologias foi 34% maior nas [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

26 jul 2019

ABC Cerrado é destaque em maratona global do Banco Mundial

Brasília (26/07/2019) O projeto ABC Cerrado desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foi destaque no Econothon, maratona global de 24 horas do Banco Mundial. A iniciativa foi o único projeto brasileiro que participou do evento online, promovido na quarta (24) e na quinta (26).

“Para nós foi muito bom porque trouxe visibilidade para o projeto e principalmente para o trabalho do Senar. Mostra que o ABC Cerrado é uma iniciativa de sucesso que vai, inclusive, proporcionar novas parcerias com o Banco Mundial, como o Projeto Paisagens Rurais que já está em andamento”, afirmou Mateus Tavares, coordenador técnico do projeto.

O Econothon tratou de temas como crescimento econômico, gênero, futuro do trabalho, educação, setor privado e sistema tributário em reportagens e debates. O ABC Cerrado foi apresentado no bloco América Latina e Caribe junto com iniciativas do Equador, México, Peru, Argentina e Panamá.

Criado em 2015, [veja mais...]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

11 jun 2019

Sistema CNA/Senar recebe reunião nacional do Plano ABC

Brasília (11/06/2019) – O Sistema CNA/Senar recebe até quinta (13) a reunião nacional do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para revisar diretrizes e debater as prioridades para a próxima fase.

O Plano ABC foi criado em 2010 como uma iniciativa setorial de mitigação e adaptação às mudanças climáticas para consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura.

“Estamos terminando uma fase e precisamos apresentar um relatório dos avanços e o quanto a agropecuária está contribuindo com essa missão. Vamos avaliar os principais resultados e os desafios que existem pela frente, além de fazer o planejamento para a próxima fase”, explicou Elvison Nunes, coordenador-geral de Mudanças Climáticas do Mapa.

Elvison Nunes, coordenador-geral de Mudanças Climáticas do Mapa

Elvison Nunes, coordenador-geral de [veja mais...]
COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

14 mai 2019

Projeto ABC Cerrado entra na fase final com missão de supervisão do Banco Mundial

 

Brasília (13/05/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Banco Mundial, Embrapa e Ministério da Agricultura iniciaram na segunda (13), em Brasília, a missão de supervisão do ABC Cerrado para tratar de questões relacionadas à elaboração do relatório final do projeto, previsto para encerrar em novembro.

Com um orçamento de US$ 10,6 milhões do Programa de Investimentos em Florestas do Banco Mundial, o Senar desenvolveu ações para a disseminação de práticas de agricultura de baixa emissão de carbono no Distrito Federal e mais sete estados do bioma Cerrado: Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Andréa Barbosa, diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar e o diretor-geral do Senar, Daniel CarraraAndréa Barbosa, diretora de Educação [veja mais...]
COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn